Saltar para o conteúdo principal
Cursos de formação SMOS

Cursos de formação SMOS

Deteção remota e monitorização da ocupação do solo para a Administração Pública local

 

No âmbito do Acordo-Quadro de Parceria para o Uso do Copernicus pelos Utilizadores dos Estados-Membro (FP-CUP), financiado pela Comissão Europeia, e do Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo (SMOS), desenvolvido no âmbito da Operação SMOS cofinanciada pelo Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública, a Direção-Geral do Território (DGT) organizará dois cursos de formação, um em deteção remota e outro em monitorização da ocupação do solo para a Administração Pública local.

Este curso enquadra-se também nas atividades do Grupo de Trabalho do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) - Local (GT SNIG-local), constituído por representantes da DGT, das Comunidades Intermunicipais (CIM) e das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

Consulte o Programa dos cursos aqui.

Os dois cursos realizar-se-ão no dia 19/11/2021, em formato virtual (Zoom), das 9:30 às 12:00 e das 14:00 às 16:30. O link de acesso aos cursos será enviado oportunamente.

O SMOS tem como objetivo produzir e disponibilizar informação atualizada de uso e ocupação do solo com base em tecnologias espaciais e Inteligência Artificial. O SMOS é um sistema transversal a várias áreas da sociedade e capaz de apoiar atividades da Administração Pública como a gestão integrada de fogos rurais, cadastro e ordenamento do território, mas também atividades empresariais e científicas. Mais detalhes sobre o SMOS estão disponíveis aqui.

A participação nestes cursos é importante para construir capacidade na Administração Pública Local sobre cartografia de ocupação do solo produzida com tecnologias espaciais e Inteligência Artificial. O objetivo é fomentar uma discussão mais informada na Administração Publica sobre os produtos que a DGT pretende produzir permitindo que estes evoluam para modelos mais consonantes com as necessidades dos seus utilizadores.

Para ter acesso à sala zoom dos cursos terá que se inscrever até 17 de novembro aqui.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos