Saltar para o conteúdo principal
Planeamento 4.0 com visualizadores mais rápidos e acessíveis

Planeamento 4.0 com visualizadores mais rápidos e acessíveis

Cartografia ao serviço dos cidadãos

 

Encontra disponível o novo visualizador de Interfaces de Áreas Edificadas, totalmente desenvolvido com a mais recente tecnologia Open Source. Esta renovação teve como principais objetivos tornar a informação mais célere e acessível, bem como melhorar o design de forma a tornar a interface mais amigável, intuitiva e funcional para os utilizadores especializados e cidadãos.

A Direção-Geral do Território em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) produziu três produtos cartográficos, que representam as áreas edificadas e informam sobre o tipo de coberto do solo (combustível vs. não combustível) em torno das áreas edificadas:

  1. Carta de Áreas Edificadas 2018 - Representação das áreas edificadas, classificadas segundo o número e o tipo de edifícios que incluem (262 488 áreas).
  2. Carta de Interface de Áreas Edificadas Estrutural 2018 - Representação dos segmentos que integram a interface (perímetro) das áreas edificadas 2018, classificados em função da sua proximidade a coberto combustível (9 291 233 segmentos).
  3. Carta de Interface de Áreas Edificadas Conjuntural 2020 - Representação dos segmentos que integram a interface (perímetro) das áreas edificadas 2018, classificados em função da sua proximidade a manchas de combustível e da área de tais manchas (5 638 047 segmentos).

Estes produtos cartográficos são disponibilizados pela DGT podendo ser visualizados através do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG)   e no Observatório do Ordenamento do Território e do Urbanismo são igualmente disponibilizados indicadores relacionados com estes produtos cartográficos.

Aceda ao novo visualizador Interfaces de Áreas Edificadas aqui.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos