Saltar para o conteúdo principal
5ª Conferência anual da PNAP

5ª Conferência anual da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem

Dia 12 de dezembro venha debater a transição para a sustentabilidade

 

A Direção-Geral do Território, a Direção-Geral do Património Cultural, a Ordem dos Arquitetos e a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas realizam no próximo dia 12 de dezembro a 5.ª Conferência Anual da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP), dedicada ao tema "Arquitetura e Paisagem na Transição para a Sustentabilidade - Todos somos Protagonistas".

As respostas às alterações climáticas, à perda de biodiversidade, ao restauro ecológico, à descarbonização da economia, à melhoria da saúde e do bem-estar, à reabilitação e reutilização de edifícios, desafiam a arquitetura, a gestão da paisagem e do património natural e cultural, exigindo de todos uma atuação integrada, multidisciplinar, partilhada e colaborativa, onde a educação, a formação e a sensibilização para esta transição intergeracional ocupam um lugar primordial. 

Com a presença de um leque muito diversificado de oradores, procurar-se-á mostrar exemplos de sucesso e debater sobre o que estão a arquitetura e a paisagem a fazer para acelerar a transição para a sustentabilidade.

Em 2022 celebraram-se os 50 anos da Conferência de Estocolmo e os 35 anos do relatório das Nações Unidas "O Nosso Futuro Comum", onde se formulava uma agenda de mudanças globais que estabeleciam o ano de 2000 para alcançar a meta da sustentabilidade. Para que esta não se torne uma palavra vã é fundamental traduzir o conceito de sustentabilidade em ações concretas.  

Está convidado para participar em formato presencial, na 5ª Conferência Anual da PNAP, que se realiza na Sala O Século, na rua do Século, nº 63, 1200-433, Lisboa. A  entrada livre está sujeita a  inscrição prévia. Se por alguma razão não poder celebrar connosco este momento de partilha de ideias, tem ainda a oportunidade de assistir em direto, através do canal de YouTube.

Consulte aqui o programa.

Contamos com a sua participação.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos