Saltar para o conteúdo principal
DGT integra Driving Urban Transitions

DGT integra parceria "Driving Urban Transition to a Sustainable Future"

Cidades mais sustentáveis e inclusivas

 

A Direção-Geral do Território (DGT) integra o consórcio da Parceria Driving Urban Transitions to a Sustainable Future (DUT).

A parceria DUT tem como objetivo ajudar as cidades a tornarem-se mais sustentáveis e inclusivas. Através da aplicação do conhecimento na capacitação e na criação de novas ferramentas, vai gerar condições para que as autoridades locais e os municípios, as empresas e os cidadãos possam transformar estratégias globais em ações locais que melhorem a qualidade de vida nas cidades.

A DUT é uma das 49 parcerias do Horizonte Europa, atual Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia, e a única inteiramente dedicada ao desenvolvimento urbano sustentável. Junta mais de 60 entidades de 27 países europeus, envolvendo organismos públicos de nível nacional e regional no âmbito da política de cidades, bem como entidades financiadoras que, em cooperação, investem em investigação e inovação de modo a contribuir para o desenvolvimento de ecossistemas inovadores com vista a tornar as cidades europeias mais sustentáveis.

A operacionalização estratégica do apoio às cidades centra-se em três “Vias para a Transição”, consideradas críticas no contexto das cidades europeias:

  • Os Bairros de Energia Positiva (Positive Energy Districts – PED)
  • A Cidade 15 minutos (15-Minute City – 15minC)
  • As Economias Urbanas Circulares (Circular Urban Economies – CUE)

A DGT desempenha um papel relevante nesta última Via para a Transição, ao contribuir  para os trabalhos com a experiência e conhecimentos adquiridos na gestão da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2). Contudo, a participação ativa da DGT na DUT  não se limita ao "cluster" Economias Urbanas Circulares, incluindo ainda: a liderança do grupo de trabalho dedicado às sinergias da parceria com os processos envolvendo a cooperação intergovernamental ao nível das Políticas Urbanas Europeias; a participação na gestão; a integração no grupo responsável por mobilizar as partes interessadas e promover a Parceria ao nível nacional, incluindo o seu impacto nas políticas setoriais.

Para além da DGT, integram o consórcio da DUT as seguintes entidades nacionais: a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e do Centro (CCDR Norte e CCDR Centro).

Para mais informações, consulte o website da Parceria DUT

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos