Território em Transição Climática
Encontro anual Ad Urbem
“Território em Transição Climática: Justiça, Conflitos e Direitos” é o tema de grande atualidade para o encontro anual da fundação Ad Urbem 2024, que este ano assinala 30 anos de existência.
Dia 29 de novembro, a partir das 9h30, nas instalações do CIUL - Centro de Informação Urbana, em Lisboa venha participar na reflexão sobre o futuro do território, a reconfiguração de direitos para a transição climática e a gestão de conflitos.
A Direção-Geral do Território associa-se a este debate emergente, que a todos diz respeito.
É impossível calcular o número de pessoas que os impactos territoriais das alterações climáticas afetarão e a forma como serão afetadas. Podemos estar a falar de perdas literais de território, ou de reconfigurações, mais ou menos radicais, do seu uso. Neste contexto, as alterações climáticas são cada vez mais percecionadas como multiplicadores de riscos e ameaças que exacerbam problemas económicos, políticos e sociais já existentes.
De facto, sendo um dos recursos mais abundantes no planeta, mas também dos mais contestados, o solo e o seu uso é palco de uma multiplicidade de conflitos de origem climática. E a emergência destes é muitas vezes indireta, complexa e dependente dos diversos contextos.
Conheça o Programa
Página atualizada em 12/11/2024