Webinar DGT | Dados Abertos e Licenças de Utilização
Ciclo de webinares da Direção-Geral do Território
A Direção-Geral do Território recomeça no próximo dia 26 de setembro os ciclos de formação, com um webinar subordinado ao tema: Dados Abertos e Licenças de Utilização.
A sessão em modo remoto (através da plataforma MS Teams) decorre das 10h30 às 12h00, tendo como objetivo dar a conhecer o conceito de dados abertos e as normas da sua utilização, designadamente os direitos e deveres dos utilizadores. Trata-se de uma formação aberta, tendo como destinatários preferenciais técnicos de SIG ( Sistemas de Informação Geográfica), estudantes e investigadores.
É obrigatório uma inscrição prévia AQUI e garantir que utiliza um computador com acesso à internet, com a plataforma Teams instalada. Após a inscrição validada será enviado o link de acesso à formação.
Programa
- Conceito de dados abertos e fundamentos para a sua implementação.
- A Diretiva Europeia dos dados abertos e reutilização de informação do setor público.
- Os conjuntos de dados de elevado valor (HVD) definidos pela Diretiva.
- As licenças de utilização de dados abertos da Creative Commons.
- Exemplos de acesso a dados abertos no SNIG e na plataforma nacional dados.gov.pt
Formadores - Ricardo Pinho
Não serão emitidos certificados de participação.
As apresentações serão disponibilizadas posteriormente no site da DGT
Página atualizada em 03/09/2025