Saltar para o conteúdo principal
Monchique

Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem das Serras de Monchique e Silves (PRGPSMS)

Estado do projeto
Em curso
Financiamento
225.000,00 € (Fundo Ambiental)
Prazo de execução
2018 - 2020
Proponente
Direção-Geral do Território
Participantes
  • Biodesign, Ambiente e Paisagem, Lda.
  • Município de Monchique
  • Município de Silves
  • ICNF/DCNF Algarve
  • APA/ARH Algarve
  • DRAP Algarve
  • ANEPC/CDOS Faro
  • CCDR Algarve
  • Universidade de Évora
  • Agentes locais, designadamente associações de produtores florestais, empresários e produtores agrícolas/florestais/turismo
Equipa

Fernanda do Carmo, Ana Seixas, Cristina Garrett, Ana Cristina Antunes e Nuno David

Descrição

A elaboração do Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem das serras de Monchique e de Silves (PRGPSMS) foi determinada com caráter de urgência na sequência dos incêndios de 2018 (26.000 ha ardidos), sendo esta ação da responsabilidade da DGT, e dá cumprimento a uma das medidas de atuação para a valorização do território florestal e de incentivo à gestão florestal ativa, na sequência da reforma da floresta.

O PRGPSMS abrange uma área de cerca 43.000 hectares, em parte do concelho de Monchique, nas freguesias de Monchique, Marmelete e Alferce, e em parte do concelho de Silves, nas freguesias de Silves, São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra.

O PGRPSMS constitui-se como experiência piloto de uma nova abordagem à transformação da paisagem e como um programa orientador das políticas, públicas e privadas, para a criação de uma paisagem biofisicamente apta e resiliente, e economicamente viável.

O programa é orientado para a concretização, a prazo, de novos modelos de organização dos usos, ocupações e aproveitamentos do solo e de desenvolvimento de atividades humanas que congreguem instituições, organizações económicas e sociais, e populações, em torno de uma nova economia rural que garanta resiliência, rendimento e qualidade de vida naquele território.

(Caixa: Proposta de desenho e transformação da Paisagem)

 

O modelo de gestão da paisagem definido no âmbito do projeto foi aplicado em duas áreas piloto – Corredor Verde de Monchique e Nova Serra – tendo como objetivos principais testar a aplicação do método, quer em medidas de gestão e sua implementação, quer em resiliência e comportamento ao fogo.

O PGRPSMS definiu as seguintes Ações Prioritárias Transversais:

  • Valorização das Linhas de Água e Mosaicos de Gestão de Combustível

Visando a criação de galerias ripícolas associadas a linhas de água e a criação de “pontos de abertura”, através do fomento de mosaicos de parcelas afetos a usos agrícolas e silvo-pastoris, que promovam descontinuidades em manchas arbóreas e arbustivas, incrementem a resiliência e facilitem o combate a incêndios rurais.

 

  • Reabilitação do Sistema de Socalcos

Visando a recuperação física e funcional de socalcos ou canteiros, contribuindo para a conservação do solo e da água e para a produção agrícola, manutenção de descontinuidades da paisagem, e promoção da identidade local e regional.

 

  • Valorização de Sobrantes de Biomassa Florestal

Visando o aproveitamento de material lenhoso proveniente de cortes, desbastes e desmatações, para produção de energia ou para recobrimento e integração no solo, contribuindo para a proteção contra a erosão, para a produção de solo vivo e para o sequestro de carbono.

 

A estimativa global de apoio público necessário à implementação do PRGPSMS, num período de 20 anos tido como necessário à sustentabilidade das novas ocupações e atividades, ascende a € 20.500.000,00.

Objetivo
  • Promover uma paisagem florestal multifuncional, biodiversa e resiliente;
  • Promover cadeias económicas diversificadas e sustentáveis, promovendo uma nova economia local;
  • Valorizar os serviços dos ecossistemas
Resultados esperados

Com o desenvolvimento do PRGPSMS pretendeu-se definir e implementar um programa de desenvolvimento territorial integrado para a área afetada a partir do reordenamento e gestão da paisagem.

 

O PRGPSMS propõe, um modelo de gestão que, no médio e longo prazo, aumente de facto o rendimento dos espaços florestais enquanto diminui a suscetibilidade ao fogo e aumente a provisão de serviços de regulação e manutenção, associados à conservação do solo, da água e da biodiversidade, bem como de serviços culturais.

Publicações

Relatório a disponibilizar em breve

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos