Saltar para o conteúdo principal

NitroPortugal - Strengthening Portuguese Research and Innovation Capacities in the Field of Excess Reactive Nitrogen

Estado do projeto
Concluído
Financiamento
H2020-TWINN-2015 (Coordination & support action Nº 692331)
Prazo de execução
36 meses/+ 6 meses (Início: janeiro de 2016; Fim: junho de 2019)
Participantes

Instituto Superior de Agronomia, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Natural Environmental Research Council - Centre for EcologyandHydrology de Edinburgo e a AarhusUniversity - Dept. Agroecology, da Dinamarca (Entidade coordenadora: ISA – Instituto Superior de Agronomia), integrando ainda a colaboração de diferentes entidades como a DGT e APA, com elementos convidados a integrar a equipa de projecto.

Equipa

Maria José Vale, Rui Reis.

Descrição

A  análise das emissões de azoto está em estreita relação com a transformação do uso e ocupação do solo, e no quadro da prevenção com a actividade de ordenamento do território.

Deste modo o objectivo deste projecto está em estreita relação com a análise do uso e ocupação do solo e em particular com a actividade de ordenamento e a gestão do território e recursos que este encerra.

Está nessa medida em estreita ligação com as atividades e missão da DGT.

Objetivo

"NitroPortugal - Strengthening Portuguese research andinnovationcapacities in thefield of excess reactive nitrogen" é um projeto europeu, coordenado pelo Instituto Superior de Agronomia, em parceria com a Faculdade de Ciências, o Natural Environmental Research Council, Centre for Ecologyand Hydrology de Edinburgo, Reino Unido e a Aarhus University - Dept. Agroecology, da Dinamarca.

Resultados esperados

Analisar as questões relacionadas com o azoto e os seus efeitos no binómio agricultura/ambiente, nomeadamente a poluição com azoto reativo, tendo como temas principais analisar o impacto das diferentes actividades nos recursos naturais São analisados, em diferentes territórios os seus efeitos :

  • Na qualidade da água
  • Na qualidade do ar
  • Em termos de Emissão de Gases com efeito de estufa
  • Nos ecossistemas e biodiversidade
  • Na qualidade do solo

A Bacia do Tejo é em Portugal a área de estudo preferencial.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos