Saltar para o conteúdo principal

TER-AGUA - Planeamento integrado

Estado do projeto
Em curso
Financiamento
teve um financiamento inicial do Estado português, INAG. Tem vindo a ser mantido pelo próprio.
Prazo de execução
Inicio em 1994 e em continua actualização.
Participantes

em articulação com as entidades associadas aos projectos desenvolvidos em particular com o projecto Nitroportugal que apoiou a sua actualização.

Equipa

Maria José Vale, Rui Reis, Raquel Miranda.

Descrição

Trata-se de rever e manter uma plataforma de gestão de informação de suporte ao domínio de investigação que a sua criadora, e coordenadora se doutorou: Estatística e Gestão de Informação - Tecnologias de informação aplicação à gestão integrada da água e do Espaço.

Este projecto tem vindo a dar suporte a inúmeras actividades. Desde a conversão analógico digital de PDM, a análise de consistência e qualidade de informação produzidas por entidades públicas em diferentes domínios, desde a Base geográfica de referenciação espacial do INE, a informação cadastral, vectorial e imagem, constituindo a base da maioria dos projectos e decorre em continuo.Está em estreita relação com as actividades e missão da DGT.

Objetivo

Construir e explorar as potencialidades de uma plataforma colaborativa de suporte ao planeamento e gestão integrados da água e do espaço.

Resultados esperados
  • Plataforma colaborativa de suporte à gestão
  • Análises de planeamento e gestão retrospectivas e prospectivas
  • Aumento da eficiência na gestão da água
  • Aumento da eficiência e sustentabilidade de afectação das actividades no espaço continental português tendo por base a bacia própria de Castelo do Bode a jusante da barragem do Cabril.
Publicações

Relatórios

  • SIG de apoio à gestão integrada da albufeira de Castelo do Bode, CNIG, CD e relatório final, INAG, 1998.

Artigos publicados

­Meneses, B. Vale, M.J. Reis, R. Raquel, S.- Metodologia para a avaliação das alterações do uso e ocupação do solo em Portugal Continental nas últimas três décadas. In citiescommunitiesterritories.dec2013.027.art04

JO - CIDADES, Comunidades e Territórios.
https://www.researchgate.net/publication/271310850_Metodologia_para_a_avaliacao_das_alteracoes_do_uso_e_ocupacao_do_solo_em_Portugal_Continental_nas_ultimas_tres_decadas [2019]

Outros documentos

  • Vale, M.J. “Plataforma colaborativa de suporte à gestão integrada da água e do Espaço” ISEGI, UNL, 2002.
  • Vale, M. J. “Água e Ordenamento do Território- águaum desafio sem espaço nem tempo”, Principia, UCP, 2007.
  • PDM de Tomar, Abrantes, Vila de Rei, Sertã- Conversão analógica Digital, PROGIP e PROSIG, 1999, CNIG/AMBISIG. Dados cedidos à então DGOTDU e integrados no SNIT.
  • Integração de dados de Cadastro em SIG, CNIG/IPCC, 1994/98.
  • Desenvolvimento na plataforma do modelo para a gestão e Monitorização do domínio Hídrico; Execução de levantamento e implementação do SI. Este SI foi em 1998 cedido ao INAG (Actual APA).
  • Desenvolvimento de uma proposta de licenciamento integrado associado à gestão da água e do espaço. Integrada na Tese: pp

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos