19 cidades portuguesas nas novas Redes de Transferência URBACT
O Comité de Monitorização URBACT de 8 de outubro de 2025, aprovou 25 Redes, das quais 19 contam com cidades ou vilas portuguesas entre os seus parceiros.
Uma Rede de Transferência (Transfer Network, TN) URBACT permite a transferência de uma Boa Prática URBACT, no âmbito do desenvolvimento sustentável, já implementada pelo Parceiro Líder, para as outras cidades da parceria.
Estas 25 redes - que iniciarão os trabalhos a 1 de novembro de 2025 e terão a duração de dois anos e meio - reúnem 181 parceiros de 28 países, dos quais 90% são cidades ou vilas de muito pequena, pequena e média dimensão.
Portugal destaca-se como o país com maior número de autoridades urbanas a liderarem redes: 8 parceiros líder, num total de 19 parceiros nacionais, cada um integrado numa rede. Também relativamente a este número total de parceiros de redes, Portugal toma a dianteira, juntamente com a Itália, logo seguido pela Espanha, com 17 parceiros, e pela Grécia e Ucrânia, com 14 parceiros cada.
As redes lideradas por autoridades urbanas nacionais, que vão transferir as suas Boas Práticas, são:
Comings and Goings, CIM Viseu Dão Lafões
ENTREPRENEURSHIP + ACADEMY, Albergaria-a-velha
Human Power Hub, Bragahabit
OLYMPICS4ALL, Vila Nova de Cerveira
RESTART@URBACT, Idanha-a-Nova
SHIFT-R, Fundão
SIT FLEXI, CIM Região de Coimbra
UNIDAS4EU, CIM do Tâmega e Sousa
As restantes 11 redes com parceiros nacionais são:
CALL - Accessible City for ALL, Associação de Municípios de Fins Específicos Quadrilátero Urbano
CityLake, Águeda
CivicHeritage/Repurposing heritage for citizens, Alcanena
COMITY, Valongo
Eat4Climate, Idanha-a-Nova
Network4Work, Lousada
P.A.R.K.S., Valongo
ReDAN, Alcanena
SPARΚ | Sustainable Procurement Advancing Resilient Knowledge, Pombal
STCYSL, Torres Vedras
Theatre4all, Braga
De entre as autoridades urbanas que integram as novas Redes de Transferência, 4 são estreantes em redes URBACT: Alcanena, Idanha-a-Nova, Lousada e a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.
O URBACT é um programa europeu de cooperação territorial, cofinanciado pelo FEDER, que tem como objetivo promover o desenvolvimento urbano sustentável na Europa, apoiando redes de cidades e vilas no intercâmbio de boas práticas e ideias. A Direção-Geral do Território é o Ponto URBACT Nacional e tem representação no Comité de Monitorização do URBACT.
Descubra as redes e as Boas Práticas URBACT a serem transferidas aqui.
Página atualizada em 20/10/2025