Saltar para o conteúdo principal
Apresentações já disponíveis

Copernicus para a Floresta e Agricultura em Portugal

18 e 19 de dezembro, 2023

 

Organizado conjuntamente entre a Direção-Geral do Território (DGT) e a Agência Espacial Portuguesa nos dias 18 e 19 de dezembro, o Seminário teve o intuito de promover a utilização das imagens de satélite e dos serviços do programa Copernicus para os setores florestal e agrícola em Portugal.

Realizado no âmbito das atividades financiadas pelo Acordo-Quadro da Parceria para o Uso do Copernicus pelos Utilizadores (FPCUP), pretendeu dar resposta a desafios e necessidades das entidades públicas e privadas com atividades nos setores florestal e agrícola. A organização do evento contou com a colaboração do Colab Forestwise e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O primeiro dia do evento realizou-se exclusivamente online, enquanto que o segundo dia decorreu de forma presencial no Auditório da Direção-Geral do Território, em Lisboa.

O primeiro dia do evento (18 de dezembro) serviu para apresentar o programa Copernicus junto dos participantes, divulgar oportunidades e debater as necessidades dos dois setores no país. O primeiro dia contou com apresentações de representantes da Agência Espacial Europeia (ESA), da Agência da União Europeia para o Programa Espacial (EUSPA), da empresa GeoSAT, da Agência Espacial Portuguesa, da Direção-Geral do Território, da Agência Nacional de Inovação (ANI), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) e do Colab ForestWise.

O segundo dia, realizado presencialmente nas instalações da DGT, em Lisboa, focou-se nas aplicações das imagens de satélite e dos serviços do programa Copernicus nos setores florestal (manhã) e agrícola (tarde), tendo contado com seis sessões: Florestas e Fogos Rurais, Alterações Climáticas e Serviços de Ecossistemas, Gestão da Floresta, Agricultura Digital, Exemplos de Aplicações, e Desafios e Oportunidades.

Durante o almoço do segundo dia desenvolveram-se atividades de networking entre os vários stakeholders dos setores agrícola, florestal e espacial, criando-se oportunidades para colaborações futuras entre utilizadores e prestadores de serviços no âmbito das tecnologias espaciais.

Aceda às Apresentações a partir do Programa!

Parte 1: visão geral do programa, oportunidades e necessidades dos setores florestal e agrícola

Dia 1; 18/12/2023; online

Moderação: DGT e Agência Espacial Portuguesa

Parte 2: aplicações do Copernicus no setor florestal

Dia 2; 19/12/2023; Auditório da DGT, Lisboa

  • 09:45 - Abertura e contextualização - DGT e Agência Espacial Portuguesa

Florestas e fogos rurais

Moderação: Hugo Costa (DGT)

Alterações climáticas e serviços de ecossistemas

Moderação: João Torres (ForestWise)

Gestão da Floresta

Moderação: José Uva (ICNF)

Parte 3: aplicações do Copernicus no setor agrícola

Exemplos de aplicações

Moderação: Pedro Benevides (DGT)

Desafios e oportunidades

Moderação: Joan Alabart (Agência Espacial Portuguesa)

Transferir programa

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos