Saltar para o conteúdo principal

RURINTFIRE - Fogo na Interface Rural-Urbano: caracterização, cartografia de risco e rede de gestão de combustíveis - (Fire in the Rural-Urban Interface: characterisation, risk mapping, and fuel break design)

Estado do projeto
Concluído
Financiamento
FCT (PTDC/AGR-FOR/2586/2014)
Prazo de execução
2016 - 2019
Participantes

Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia (entidade coordenadora); Department of Forest and Wildlife Ecology - University of Wisconsin–Madison; Centro de Estatística e Aplicações da Faculdade de Ciências e Direção-Geral do Território.

Equipa

Mário Caetano, Rita Nicolau, Nadiia Basos, André Oliveira.

Objetivo

Este projeto teve em vista a avaliação do risco de incêndio nas áreas de interface entre os espaços urbanos e os espaços rurais (áreas abreviadamente designadas por RUI), tendo como metas:

  • a definição e cartografia da RUI para Portugal Continental;
  • a análise das alterações da ocupação/uso do solo ocorridas na RUI entre 1990 e 2015;
  • a elaboração de cartografia de risco de incêndio para a RUI;
  • o desenvolvimento de uma metodologia para otimizar a localização da rede de faixas de gestão de combustíveis.

Para a prossecução destas metas, a DGT procedeu  à harmonização da COS90 com as cartas COS posteriores a 1990 e participou na análise das alterações da ocupação/uso do solo ocorridas na RUI entre 1990 e 2015.

Resultados esperados

A principal tarefa da DGT neste projeto visou a harmonização geométrica e temática da COS90. Esta harmonização possibilitou a obtenção de uma carta de ocupação/uso do solo comparável com as restantes cartas COS (COS95; COS2007; COS2010 e COS2015), viabilizando assim a análise das alterações da ocupação/uso do solo desde 1990.

Resultados alcançados

Produção de uma versão harmonizada da COS90 que apresenta uma exatidão posicional planimétrica (Erro Médio Quadrático) igual ou inferior a 13 metros.

O trabalho acima descrito enquadra-se no âmbito das atividades da Direção-Geral do Território relacionadas com a monitorização da ocupação/uso do solo de Portugal Continental.

Publicações

Artigos publicados

Pereira, José M.C.; Alexandre, Patrícia M.; Campagnolo, Manuel L.; Bar-Massada, Avi; Radeloff, Volker C.; Silva, Pedro C. (2018). Defining and mapping the wildland-urban interface in Portugal. In Viegas, Domingos X. (Eds.), Advances in Forest Fire Research 2018, 742-749.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos