Saltar para o conteúdo principal

Delimitação da Tipologia da Reserva Ecológica Nacional (REN) - áreas de elevado risco de erosão hídrica do solo

Estado do projeto
Concluído
Financiamento
17.500,00 € - Fundo Ambiental
Prazo de execução
2019
Participantes

Direção-Geral do Território, Agência Portuguesa do Ambiente, Universidade de Lisboa - Instituto Superior de Agronomia (ISA) e Universidade de Lisboa - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT).

Equipa

Ana Sofia Rizzone, António Alves da Silva e Marta Rodrigues.

Descrição

Em 2019 a Comissão Nacional do Território, presidida pela DGT, dinamizou um conjunto de atividades que visaram apoiar a delimitação da REN no que respeita à tipologia Áreas de Elevado Risco de Erosão Hídrica do Solo. Tais atividades incluíram a realização de testes para aferição da metodologia e, posteriormente, a realização de um workshop dirigido à Administração Central e de ações de formação dirigidas aos municípios, que visaram apoiar estas entidades na aplicação dos critérios para delimitação da tipologia Áreas de Elevado Risco de Erosão Hídrica do Solo (AEREHS) da REN.

Com essa iniciativa promoveu-se a aquisição de competências por partes das entidades envolvidas no processo, designadamente ao nível da interpretação crítica dos resultados e da modelação do fator topográfico. Dos trabalhos realizados resultou ainda a produção de um guia de apoio para o cálculo do fator topográfico.

Objetivo
  • Aquisição de competências por parte das entidades envolvidas no processo da REN, ao nível da interpretação crítica dos resultados e da modelação do fator topográfico.
  • Facilitar a aplicação dos critérios constantes da Portaria n.º 336/2019, de 26 de setembro, que aprova a revisão das Orientações Estratégicas Nacionais e Regionais (OENR).
Resultados esperados

Produção de um manual para apoio à delimitação da tipologia da REN - Áreas de Elevado Risco de Erosão Hídrica do Solo.

O desenvolvimento do projeto permitiu alcançar os seguintes resultados:

  • A execução de diversos testes, permitiu estabilizar e clarificar a aplicação da metodologia para cálculo do fator topográfico, uma das componentes essenciais à delimitação das Áreas de Elevado Risco de Erosão Hídrica do Solo da REN.
  • Melhorar a capacitação das equipas envolvidas nos trabalhos de delimitação da REN, bem como da Administração em acompanhar os processos.
  • Produção de um guia de apoio para o cálculo do fator topográfico.
Publicações

Áreas de Elevado Risco de Erosão Hídrica do Solo - Cálculo do Fator Topográfico (LS) Guias de apoio à delimitação da REN | junho de 2020

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos