Saltar para o conteúdo principal
COSc2023 – Carta de Ocupação do Solo Conjuntural de 2023

COSc2023 – Carta de Ocupação do Solo Conjuntural de 2023

Já disponível no viSMOS do SMOS e SNIG

 

A Carta de Ocupação do Solo Conjuntural (COSc) para o ano de referência de 2023 do Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo (SMOS) já está acessível para visualização no visualizador viSMOS e para descarregamento no Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG).

Durante a produção da COSc2023, foram produzidas novas versões das COSc anteriores (2018, 2020, 2021 e 2022), estando igualmente acessíveis através do viSMOS e SNIG. Estas novas versões asseguram a consistência temática e temporal entre todas as cartas.

A COSc resulta de atividades de investigação e desenvolvimento da DGT no âmbito do SMOS e tem o objetivo de fornecer informação complementar à Carta de Uso e Ocupação do Solo (COS) da DGT. Tem uma frequência de produção e atualização anual e um formato raster com pixels de 10 m. É produzida através de tecnologias espaciais e Inteligência Artificial, que inclui algoritmos de machine learning e regras de conhecimento pericial para classificar séries multiespectrais e intra-anuais de dados de imagens óticas de satélite Sentinel-2.

A DGT aconselha a leitura atenta da ficha do produto e dos metadados da COSc no SNIG para uma melhor compreensão das suas caraterísticas e contextualização da sua utilização como informação complementar à COS. Mais informações sobre a COSc podem ser consultadas em Produtos e Biblioteca do portal do SMOS.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos