Saltar para o conteúdo principal
Manual como integrar a alimentação. clima e planeamento territorial

Como integrar a alimentação e o clima no planeamento do território

Manual para arquitetos, urbanistas, técnicos, decisores e cidadãos em geral

 

O ato de nos alimentarmos está de tal forma presente no nosso dia a dia que nunca refletimos sobre o percurso da comida. Planeamos as rotas de transporte das pessoas, mas esquecemos como os alimentos que consumimos diariamente chegam ao supermercado, aos restaurantes, às nossa casas, ou qual a distancia percorrida e onde e como são produzidos. No entanto, o local e a forma como os alimentos são produzidos e nos chegam ao prato têm impactos diretos na nossa saúde, nas alterações climáticas e de uma forma geral na nossa qualidade de vida, em suma no território que habitamos.

A professora Cecilia Delgado cofundadora e presidente da Associação Alimentar Cidades Sustentáveis trabalhou com professores e alunos de várias universidades na produção de um manual sobre Como Integrar a Alimentação e o Clima no Planeamento do Território.

Este manual constitui um instrumento de disseminação de informação e conhecimento sobre os desafios da promoção de um sistema alimentar de proximidade, da adaptação aos efeitos das alterações climáticas e da valorização do planeamento territorial, através da organização de um caderno de 21 perguntas e respostas e da sistematização de um conjunto alargado de recursos informativos atualmente já disponíveis sobre os temas.

Divulga, também, um conjunto de 20 Boas Práticas, selecionadas a partir de mais de 100 cidades e regiões que assinaram a Declaração de Glasgow - Alimentação e Clima, que demonstram como países, regiões e cidades em contextos territoriais diversos estão a associar o tema da alimentação com os temas do clima e do planeamento, reconhecendo a sua relação intrínseca e a necessidade do compromisso de promover mecanismos de ação conjunta no planeamento territorial para colocar a alimentação e a agricultura no centro da resposta global à emergência climática.

A Direção-Geral do Território, através da Doutora Fátima Bacharel, colaborou com os organizadores da iniciativa na revisão dos conceitos e princípios do ordenamento do território e do sistema de gestão territorial.

Página atualizada em 18/12/2024

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos