Saltar para o conteúdo principal
Imagem do encontro ENIIG 24

Continuar a Inovar na Informação Geográfica

Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica - ENIIG 2024

 

Casa cheia no auditório do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra para assistir ao IX Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica – ENIIG 2024. O evento anual organizado pela Direção-Geral do Território (DGT) teve como mote os desafios e oportunidades das Infraestruturas de Informação Geográfica (IIG) no âmbito da Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI).

As IIG, como plataformas que permitem catalogar, organizar e assegurar a disponibilização de dados geográficos, têm um papel fundamental na implementação de políticas públicas eficientes, que pretendem garantir uma melhor qualidade de vida às pessoas, objetivo partilhado com a ENTI e respetivo plano de ação para a sua implementação.

Na sessão de abertura do evento, a Diretora – Geral do Território, Fernanda do Carmo, reforçou o compromisso da DGT para continuar a inovar e a criar produtos que vão ao encontro do desenvolvimento do País. O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, sublinhou a importância da informação geográfica para o conhecimento do território.

A criação de Territórios Inteligentes requer a definição e adoção de medidas que os suportem e dinamizem. A informação geográfica é uma peça-chave no processo de criação de uma abordagem inteligente. Os dados geográficos, além de possibilitarem perceber o que está a acontecer no território, permitem que a sua monitorização ocorra de forma mais rápida, eficiente e proativa, contribuindo ainda para que o seu planeamento decorra de modo mais sustentado. Desta forma, a definição de um plano de aquisição de dados geográficos que permita dinamizar o território e torná-lo mais preparado para lidar com os desafios que se lhe colocam é um fator determinante em todo este processo.

É neste âmbito que surgem com especial relevância as IIG, que em articulação com as novas abordagens e tecnologias consideradas pilares para a transição digital, como as Smart Cities, o big data, a computação em nuvem e a Internet das coisas, permitem providenciar o acesso aos dados geográficos previamente organizados e catalogados e partilhá-los de uma forma amigável, aberta, integrada e interoperável, nomeadamente através de interfaces de programação de aplicação (API).

Considerando ainda o papel fundamental das Regiões Autónomas e das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) na promoção do desenvolvimento regional e da valorização do território e o seu posicionamento determinante para a constituição de nós regionais de infraestruturas de informação geográfica, bem como as responsabilidades de coordenação da ação para a construção de territórios inteligentes, em articulação com as áreas metropolitanas, comunidades intermunicipais e municípios e envolvendo os demais agentes que produzem e utilizam dados geográficos, entendeu-se pertinente a realização no ENIIG 2024 de uma mesa-redonda com representantes destas entidades, subordinada ao tema "Desafios dos territórios inteligentes à escala regional".

Tal como nas edições anteriores, o ENIIG 2024 teve como objetivo promover a partilha de conhecimento e debate de ideias por parte de todos os que em Portugal, no âmbito das suas atividades profissionais, utilizam e gerem infraestruturas de informação geográfica.

A presença de cerca de duas centenas de participantes confirma o interesse dos utilizadores pelo trabalho realizado pela Direção-Geral do Território no domínio da informação geográfica, de que merece destaque a cobertura do território que está a ser realizada com tecnologia LIDAR.

Programa ENIIG 2024

Página atualizada em 06/12/2024

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos