Saltar para o conteúdo principal
Cartografia topográfica - da normativa à prática

ENIIG 2022 - 16 dezembro 2022

Cartografia topográfica - da normativa à prática

 

A Direção-Geral do Território (DGT) organiza anualmente o Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica (ENIIG), cuja 7ª edição decorreu na manhã de 16 de dezembro no Auditório da DGT.

Esta edição dedicada exclusivamente à cartografia topográfica oficial e homologada, a qual compreende a cartografia de finalidade múltipla que representa os acidentes naturais e artificiais existentes no território, utilizada para diversos fins, entre os quais destacam-se o suporte às políticas e atividades públicas a nível nacional e local, bem como o apoio ao desenvolvimento de projetos e estudos em diversos setores socioeconómicos.

Em 2019 a DGT publicou as novas normas e especificações técnicas para a cartografia topográfica vetorial e de imagem e modelo CartTop, através do Aviso n.º 11918/2019 do Diário da República de 24 de julho, para fins de utilização pública. A cartografia produzida por entidades, que não os organismos e serviços públicos legalmente competentes, encontra-se sujeita ao cumprimento destas normas e à sua homologação por parte da DGT, tendo os procedimentos de homologação sido também objeto de reformulação por essa altura.

Com esta 7ª edição do ENiiG, pretendeu-se realizar um ponto de situação da utilização do modelo CartTop em Portugal. Na perspetiva da DGT, enquanto entidade responsável pela elaboração deste modelo e pela Homologação da cartografia, das empresas produtoras, enquanto entidades responsáveis pela aplicação destas especificações técnicas na produção de dados cartográficos e dos utilizadores, na perspetiva de quem explora a informação obtida com o modelo CartTop.

Na edição do ENiiG de 2022 foi divulgado o intuito da DGT realizar a aquisição integral de cartografia topográfica para Portugal Continental.

Aceda às Apresentações disponibilizadas através da página do programa.

Noticia atualizada a 16/01/2023.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos