Levantamento LiDAR de Portugal Continental
A tecnologia ao serviço do interesse público
A Direção-Geral do Território (DGT) está neste momento a adquirir um levantamento cartográfico com tecnologia LiDAR para a totalidade do território de Portugal continental, ao abrigo do Investimento RE-C08-i02: Cadastro da Propriedade Rústica e Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo (SMOS) do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Com este levantamento LiDAR pretende dotar-se o País de informação altimétrica atualizada de elevado rigor, com imagens tridimensionais, que possa ir ao encontro das necessidades de múltiplos setores de atividade.
A informação geográfica LiDAR, acrónimo para Light Detection And Ranging, é uma tecnologia que permite obter através de um sensor colocado numa aeronave, quando se trata de levantamentos aéreos, a altitude de pontos sobre o terreno, assim como a altitude de estruturas existentes sobre a superfície terrestre, como é caso das construções, ou inclusive da vegetação.
Os dados LIDAR têm uma aplicação transversal em múltiplos setores de atividade realizadas pela Administração Pública, pelo setor privado e pela Academia. Este carácter transversal na utilização das coberturas LiDAR decorre do facto deste tipo de levantamento cartográfico permitir conhecer de modo muito detalhado o relevo, o que faz com que todas as atividades que se relacionam direta ou indiretamente com o território beneficiem da informação geográfica produzida no âmbito deste tipo de levantamentos.
Para a produção deste levantamento LiDAR foram definidas especificações técnicas detalhadas, das quais merece destaque a densidade média de 10 pontos/m2 e a exatidão altimétrica de 10 cm requeridas. Esta densidade elevada de pontos permite modelar o terreno e a superfície terrestre com grande rigor, com os inúmeros benefícios que daí decorrem, sendo essencial para a caracterização da biomassa e determinação dos centros de combustível. A informação altimétrica estará disponível através de uma nuvem de pontos no formato LAZ, assim como através dos ficheiros referentes ao Modelo Digital do Terreno e Modelo Digital de Superfície no formato GeoTiff.
Os dados obtidos através deste levantamento serão disponibilizados cumprindo uma política de dados abertos, sem qualquer tipo de restrição à sua utilização, de modo a promover uma utilização generalizada destes dados.
A execução dos trabalhos para a obtenção deste levantamento LiDAR iniciou-se em abril de 2024 e estará concluída no final do primeiro trimestre de 2025.
Página atualizada em 06/12/2024