Saltar para o conteúdo principal
Observação da Terra para os Municípios

Observação da Terra para os municípios: oportunidades da tecnologia espacial

Primeiro encontro regional realiza-se em Guimarães

 

A série de 6 sessões de  “Observação da Terra para os Municípios”, organizada pela Agência Espacial Portuguesa, vai percorrer todas as regiões portuguesas, contando com o apoio de parceiros estratégicos locais e nacionais, como é o caso da Direção-Geral do Território. A primeira sessão dedicada aos municípios e entidades públicas e privadas do norte está agendada  para o dia 28 de novembro, no Teatro Jordão, em Guimarães. INSCREVA-SE.

A sessão tem início às 09h30, com uma introdução de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e de Hugo Costa, diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa. A restante manhã será dividida em três blocos temáticos: Observação da Terra e os municípios; Oportunidades e Perspetivas Futuras; Aplicações.

As sessões temáticas contam com a participação de representantes da Câmara Municipal de Guimarães, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). A indústria e a academia também marcam presença nas sessões, estando confirmadas as participações de oradores do Colab + Atlantic, da Spotlite, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

À tarde, a mesa-redonda “A Inovação dos Municípios” juntará empresas e instituições municipais, estando a moderação a cargo de Pedro Arezes, Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. O dia fecha com a possibilidade de reuniões bilaterais entre municípios e empresas.

A iniciativa dá seguimento à sessão “Copernicus para as Smart Cities”, realizada em maio de 2023 em Lisboa. Agora, alarga-se o âmbito e inicia-se uma digressão pelo país para discutir com as várias regiões as suas necessidades e divulgar o potencial da Observação da Terra na procura de soluções. O objetivo final é perceber os obstáculos, divulgar as oportunidades, e garantir que todos os municípios possam ter acesso às tecnologias espaciais.

 

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos