Saltar para o conteúdo principal

Fireland - Efeitos do fogo sobre a dinâmica da vegetação à escala da paisagem em Portugal

Estado do projeto
Concluído
Financiamento
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/AGR-CFL/104651/2008).
Prazo de execução
30 meses (Início: março de 2011, Fim: setembro de 2013)
Participantes

ISA-CEABN: Instituto Superior de Agronomia: Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves, IGP - Instituto Geográfico Português, AFN - Autoridade Florestal Nacional

(Entidade coordenadora: CEABN: Instituto Superior de Agronomia: Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves)

Equipa

Rui Reis, António Alves da Silva.

Descrição

Até ao início do projeto Fireland ainda não tinha sido feita uma análise de médio-longo prazo sobre a dinâmica espaçotemporal da floresta em Portugal, com a exceção de áreas muito pequenas, devido à inexistência de séries cartográficas que permitissem este tipo de análise à escala nacional. Através da conversão dos 638 mapas do Inventário Florestal Nacional de 1965/78 (IFN’70) do formato em papel para o formato digital e seu cruzamento com a cartografia de ocupação de solo de 1990 (COS’90) e 2007 (COS2007), tornou-se possível elaborar pela primeira vez uma análise detalhada sobre a dinâmica da ocupação florestal ocorrida durante as últimas décadas em Portugal continental. Por outro lado a cartografia das áreas queimadas em Portugal foi recentemente completada para o período 1975-2008 (33 anos), tornando possível o estudo da dinâmica da vegetação causada pelo fogo, à escala da paisagem. O objetivo do projeto Fireland consistiu em utilizar cartografia antiga e recente para desenvolver uma série de análises com vista a compreender e a prever a dinâmica da ocupação florestal causada pelo fogo, nas condições existentes no nosso país.

Objetivo

Os incêndios florestais são um problema grave em muitas regiões da bacia mediterrânica com importantes impactos social, ambiental e económico. As estatísticas mostram que a média da área queimada aumentou em Portugal ao longo das últimas 3 décadas, contrariamente ao registado noutros países da Europa do Sul, tais como: Espanha, França, Itália e Grécia. Durante o período 1975-2008 (33 anos), os incêndios queimaram cerca de 38 milhões de hectares em Portugal, correspondendo aproximadamente a 42% do território Continental. 

Até á data de início do projeto ainda não tinha sido feita uma análise de médio-longo prazo sobre a dinâmica espaçotemporal da floresta em Portugal, com a exceção de áreas muito pequenas, devido à inexistência de séries cartográficas que permitam este tipo de análise à escala nacional. Através da conversão dos 638 mapas do Inventário Florestal Nacional de 1965/78 (IFN’70) do formato em papel para o formato digital e seu cruzamento com a cartografia de ocupação de solo de 1990 (COS’90) e 2007 (COS2007), será possível elaborar pela primeira vez uma análise detalhada sobre a dinâmica da ocupação florestal ocorrida durante as últimas décadas em Portugal continental. Por outro lado a cartografia das áreas queimadas em Portugal foi recentemente completada para o período 1975-2008 (33 anos), tornando possível o estudo da dinâmica da vegetação causada pelo fogo, à escala da paisagem. O objetivo do projeto Fireland consiste em utilizar cartografia antiga e recente para desenvolver uma série de análises que irão ajudar a entender e a prever a dinâmica da ocupação florestal causada pelo fogo, nas condições do nosso país.

Publicações

Relatórios

[R1] Grupo de trabalho Fireland (2013) Digitalização e vectorização do Inventário Florestal Nacional 1965-1978 - Projecto FIRELAND - Primeira fase (Efeitos do fogo sobre a dinâmica da vegetação à escala da paisagem em Portugal), Direção Geral do Território (DGT), Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves (CEABN/ISA) e Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Lisboa.

(Ficheiro: "Fireland R1-Relatorio_final_Fireland")

Artigos publicados

[AcA1] Digitalização de Cartografia Antiga de Coberto Florestal para Apoio à Avaliação da Dinâmica da Vegetação em Função de Incêndios Florestais (projecto FIRELAND). Revista GEONORTE, Edição Especial, n.4, v.1, Junho de 2012, Universidade Federal do Amazonas, pp.1415-1420.

(Ficheiro: "Fireland AcA1-DIGITALIZAÇÃO DE CARTOGRAFIA ANTIGA DE COBERTO FLORESTAL")

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos