Saltar para o conteúdo principal

DESERTWATCH - Extension to Portuguese Partners (DW-E)

Estado do projeto
Concluído
Financiamento
Contrato no âmbito do Programa Data User Element (DUE) da ESA
Prazo de execução
2009 - 2012
Participantes

Advanced Computer Systems SpA (ACS), Nucleo Ricerca Disertificazione (NRD), National Research Council -Arid Zones Research Station (CSIC - EEZA).

Consórcio nacional: Critical Software (coordenação), Instituto Geográfico Português (IGP), DEIMOS Engenharia, Centro de Recursos Naturais e Ambiente do IST (CERENA-IST).

Equipa

Mário Caetano, Investigador responsável  (apenas em 2010), Alexandra Fonseca, Investigadora responsável (a partir de 2011), Rita Nicolau (a partir de 2011), Joel Dinis, Bolseiro de Investigação Científica (agosto de 2010 – setembro de 2012), Márcia Gonçalves, Bolseira de Investigação Cientifica (agosto 2010 – março 2012).

Objetivo

Desenvolvimento de um sistema de informação geográfica para produção de um conjunto de mapas e indicadores que permitam monitorizar a desertificação, as secas e a degradação do solo em todo o mundo. O desenvolvimento e produção dos mapas de indicadores de desertificação feito a partir de imagens de satélite, deverá auxiliar os países a monitorizar e estabelecer planos de ação para lidarem com o fenómeno da desertificação e cumprirem as suas obrigações de prestação de informação à Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (United Nations Convention to Combat Desertification – UNCCD). Estes indicadores são obtidos a três escalas (nacional, regional, e local) através de uma aplicação informática desenvolvida durante o projeto (aplicação DWE-IS). No sentido de tornar as metodologias mais robustas em termos de abrangência geográfica, o projeto contempla áreas de estudo em países de diferentes Anexos de Implementação Regional da Convenção (Portugal, Brasil e Moçambique). O projeto é fortemente orientado na perspetiva dos utilizadores finais.

Resultados esperados
  • Desenvolvimento de uma aplicação informática para derivação de indicadores de desertificação a partir de dados satélite de Observação da Terra (DWE Information System);
  • Justificação da metodologia LULC à ACS (contratador) e a ESA (financiador);
  • Elaboração de Relatórios sobre a metodologia LULC;
  • Produção de mapas de ocupação e uso do solo à escala nacional e local para as 3 áreas de estudo em Portugal, Moçambique e Brasil.
  • Acompanhamento e apoio técnico-científico na implementação da componente Land Use Land Cover (LULC) da aplicação DWE-IS (DWE Information System);
  • Produção de pacote de materiais de suporte à formação de utilizadores da aplicação DWE-IS nos países de expressão portuguesa envolvidos no projeto DESERTWATCH-E.
  • Apresentação e formação sobre a DWE-IS aos utilizadores em Portugal;
  • Produção e validação dos mapas LULC com a aplicação DWE-IS.
  • Disseminação dos resultados do projeto em Portugal e nos outros países envolvidos.
Resultados alcançados

Com o objetivo de auxiliar os países a monitorizar e estabelecer planos de ação para lidarem com o fenómeno da desertificação, o projeto DESERTWATCH-E conduziu ao desenvolvimento de uma aplicação informática para derivação de indicadores de desertificação a partir de dados satélite de Observação da Terra que envolveu as seguintes atividades:

  • Componente Aplicação DWE-IS
    • Investigação e desenvolvimento de métodos de segmentação automática de imagens de satélite SPOT e Kompsat2.
    • Comparação de técnicas de classificação automática de imagens de satélite para produção de cartografia de ocupação do solo multi-escala.
    • Definição de uma abordagem de fusão multi-estratégica de informação geográfica às escalas local, nacional e regional para operacionalização global de indicadores de desertificação.
    • Recolha determinística de amostras de ocupação do solo para as classes definidas na nomenclatura do projeto para Portugal, Moçambique e Brasil;
  • Componente Dados de Portugal, Moçambique e Brasil
    • Criação de uma base de dados geográfica (GeoDatabase) com informação cartográfica temática auxiliar ao processo de classificação automática para Portugal, Brasil e Moçambique.
    • Recolha, pré-processamento (i.e. correção geométrica, radiométrica e atmosférica) e gestão de imagens de satélite MERIS, SPOT e Kompsat2 a adquirir no âmbito do projeto, para produção automática de cartografia de ocupação do solo em Portugal, Brasil e Moçambique.
    • Definição de um processo de seleção aleatório e estatisticamente válido, para recolha geográfica de amostras de validação de mapas de ocupação do solo em Portugal, Brasil e Moçambique.
  • Interpretação visual de imagens de satélite e imagens aéreas de grande resolução espacial, para identificação das classes de ocupação do solo mais adequadas às observações constantes das amostras de validação definidas no âmbito do projeto.

Foi ainda dada formação pela Critical Software, sobre aquisição de imagens de satélite de elevada resolução, pré-processamento de imagens de satélite, classificação automática. Foi por seu turno dada  formação pelo IGP  sobre a aplicação DWE-IS.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos