Com o objetivo de auxiliar os países a monitorizar e estabelecer planos de ação para lidarem com o fenómeno da desertificação, o projeto DESERTWATCH-E conduziu ao desenvolvimento de uma aplicação informática para derivação de indicadores de desertificação a partir de dados satélite de Observação da Terra que envolveu as seguintes atividades:
- Componente Aplicação DWE-IS
- Investigação e desenvolvimento de métodos de segmentação automática de imagens de satélite SPOT e Kompsat2.
- Comparação de técnicas de classificação automática de imagens de satélite para produção de cartografia de ocupação do solo multi-escala.
- Definição de uma abordagem de fusão multi-estratégica de informação geográfica às escalas local, nacional e regional para operacionalização global de indicadores de desertificação.
- Recolha determinística de amostras de ocupação do solo para as classes definidas na nomenclatura do projeto para Portugal, Moçambique e Brasil;
- Componente Dados de Portugal, Moçambique e Brasil
- Criação de uma base de dados geográfica (GeoDatabase) com informação cartográfica temática auxiliar ao processo de classificação automática para Portugal, Brasil e Moçambique.
- Recolha, pré-processamento (i.e. correção geométrica, radiométrica e atmosférica) e gestão de imagens de satélite MERIS, SPOT e Kompsat2 a adquirir no âmbito do projeto, para produção automática de cartografia de ocupação do solo em Portugal, Brasil e Moçambique.
- Definição de um processo de seleção aleatório e estatisticamente válido, para recolha geográfica de amostras de validação de mapas de ocupação do solo em Portugal, Brasil e Moçambique.
- Interpretação visual de imagens de satélite e imagens aéreas de grande resolução espacial, para identificação das classes de ocupação do solo mais adequadas às observações constantes das amostras de validação definidas no âmbito do projeto.
Foi ainda dada formação pela Critical Software, sobre aquisição de imagens de satélite de elevada resolução, pré-processamento de imagens de satélite, classificação automática. Foi por seu turno dada formação pelo IGP sobre a aplicação DWE-IS.