Saltar para o conteúdo principal

LANDYN - Alterações de uso e ocupação de solo em Portugal Continental: caracterização, forças motrizes e cenários futuros

Estado do projeto
Concluído
Financiamento
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CS-GEO/101836/2008).
Prazo de execução
30 meses (Início: Março de 2011)
Participantes

IGP/DGT - Instituto Geográfico Português/Direção Geral do Território, CEPESE/UP  - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, CEGI/ISEGI/UNL - Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação / Centro de Estatística e Gestão de Informação, CESUR/IST/UTL - Instituto Superior Técnico / Centro de Sistemas Urbanos e Regionais

Entidade coordenadora: IGP - Instituto Geográfico Português.

Equipa

Maria José Vale, Rui Reis, António Alves da Silva, Bruno Meneses, Marcelo Ribeiro, Paulo Patricio, Manuel Valério, Cristina Igrejas, Pedro Marrecas.

Descrição

Este projecto, inovador na abordagem e na análise retrospectiva coerente das alterações de uso e ocupação do solo está em estreita relação com as atividades e missão da DGT. Integra a componente de inovação e apoio à produção de informação geográfica, e permitiu com os resultados alcançados obter a prmera análise retrospectiva da evolução do território continental português. Esta perpectiva é fundamental não apenas ao report de emissões mas a toda a construção de estratégias, traçadas em planos e programas e IGT associadas ao território continental português.

Objetivo

As alterações de uso e ocupação do solo (land use and land cover - LULC) constituem um campo de enorme relevância aos níveis global, nacional e regional, devido aos impactos que essas alterações podem causar nos sistemas ecológicos, ambientais e socioeconómicos. Portugal Continental sofreu alterações significativas de LULC nas últimas décadas. No entanto, existem apenas dois estudos que caracterizam essas alterações a nível nacional (do ponto de vista do tipo, taxa e distribuição geográfica), cobrindo um período não anterior a 1985.

Os objetivos gerais do LANDYN são: (1) fornecer uma imagem clara e fidedigna das alterações de LULC em Portugal Continental nas décadas de 1980, 1990 e 2010; (2) identificar e compreender as principais forças motrizes dessas alterações; (3) construir os principais cenários de alterações de LULC até 2040, usando um modelo espacial; e (4) usar toda esta informação para o estudo da procura de energia e das emissões e remoções de gases com efeito de estufa (GEE). O plano de investigação para o LANDYN foi concebido de acordo com estes quatro objetivos, correspondendo cada um a uma tarefa do projeto. Todo o estudo será realizado a duas escalas: Portugal Continental e regiões (NUTS 2).

Resultados esperados

Os resultados esperados do projeto são: (1) uma síntese nacional e regional do uso e ocupação do solo, e respetivas alterações, para as décadas de 1980, 1990 e 2010; (2) a identificação das forças motrizes dessas alterações de LULC; (3) um modelo espacial de alterações de LULC e correspondentes cenários futuros até 2040; (4) estimativas da procura de energia e das emissões e remoções de GEE para as décadas de 1980, 1990 e 2010, bem como cenários futuros destas variáveis até 2040. Estes resultados permitirão ter uma visão original e única sobre as alterações passadas, presentes e futuras de uso e ocupação do solo em Portugal Continental.

Globalmente, o projeto LANDYN forneceu uma extensa avaliação e análise das alterações de LULC para Portugal Continental. A informação como a metodologia de trabalho, geradas pelo projeto são de grande utilidade para diversos campos de aplicação, incluindo as alterações climáticas, bem como para organizações, decisores, investigadores e cidadãos.

Publicações

Relatórios

[R2] DGT (2013). LANDYN - Alterações de uso e ocupação do solo em Portugal Continental: caracterização, forças motrizes e cenários futuros. Relatório Anual 2012-2013. Direção-Geral do Território, Lisboa. (Download)

(Ficheiro: "Landyn R2-Relatório_Landyn_2012-2013_PT")

[R3] DGT (2013). LANDYN - Alterações de uso e ocupação do solo em Portugal Continental: caracterização, forças motrizes e cenários futuros. Relatório NUT II. Direção-Geral do Território, Lisboa. (Download)

(Ficheiro: "Landyn R3-Relatório_Landyn_NUTII_2013")

[R4] DGT (2014). LANDYN - Alterações de uso e ocupação do solo em Portugal Continental: caracterização, forças motrizes e cenários futuros. Relatório de execução da Tarefa 3, identificação das principais forças motrizes: abordagem quantitativa. Direção-Geral do Território (DGT), Lisboa. (Download)

(Ficheiro: "Landyn R4-Relatório_Landyn_Forças_Motrizes_2014")

Artigos publicados

[AcA2] Meneses, B.M.; Vale, M.J.; Reis, R. e Saraiva, R. (2013) - Metodologia para a avaliação das alterações do uso e ocupação do solo em Portugal Continental nas últimas três décadas. Cidades, Comunidades e Territórios, 27, pp. 50-60. http://cidades.dinamiacet.iscte-iul.pt/index.php/CCT/article/view/309

(Ficheiro: "Landyn AcA2-309-1312-1-PB-Cidades_Comunidades_e_Territórios")

[L1] Vale, M. J.; Reis, R. e Meneses, B. (2014) A caraterização do uso e ocupação do solo de Portugal Continental (Capítulo 1). In: Vale, M. J. (Coord.) "Uso e Ocupação do Solo em Portugal Continental: Avaliação e Cenários Futuros. Projeto LANDYN". DGT, Lisboa, pp. 15-18.

(Ficheiro: "Landyn L1-Livro_Uso_Ocupação_Solo_Cap1")

[L2] Meneses, B.; Vale, M. J.; Reis, R.; Marrecas, P. e Barreira, E.(2014) Metodologias Para a Avaliação do Uso e Ocupação do Solo em Diferentes Épocas (Capítulo 2). In: Vale, M. J. (Coord.) "Uso e Ocupação do Solo em Portugal Continental: Avaliação e Cenários Futuros. Projeto LANDYN". DGT, Lisboa, pp. 19-28.

(Ficheiro: "Landyn L2-Livro_Uso_Ocupação_Solo_Cap2")

[L3] Meneses, B.; Vale, M. J. e Reis, R. (2014) O Uso e Ocupação do Solo (Capítulo 3). In: Vale, M. J. (Coord.) "Uso e Ocupação do Solo em Portugal Continental: Avaliação e Cenários Futuros. Projeto LANDYN". DGT, Lisboa, pp. 29-62.

(Ficheiro: "Landyn L3-Livro_Uso_Ocupação_Solo_Cap3")

[L4] Ribeiro, M.; Vale, M. J. e Reis, R. (2014) Identificação das Principais Forças Motrizes: Abordagem Quantitativa (Capítulo 5). In: Vale, M. J. (Coord.) "Uso e Ocupação do Solo em Portugal Continental: Avaliação e Cenários Futuros. Projeto LANDYN". DGT, Lisboa, pp. 81-88.

(Ficheiro: "Landyn L4-Livro_Uso_Ocupação_Solo_Cap5")

 [L5] Melo, J.; Vasconcelos, M. J.; Vale, M. J. e Reis, R. (2014) Emissão e Remoção de GEE’s Associados às Alterações de Uso e Ocupação do Solo (Capítulo 6). In: Vale, M. J. (Coord.) "Uso e Ocupação do Solo em Portugal Continental: Avaliação e Cenários Futuros. Projeto LANDYN". DGT, Lisboa, pp. 89-98.

(Ficheiro: "Landyn L5-Livro_Uso_Ocupação_Solo_Cap6")

[L6] Meneses, B.M.; Saraiva, R.; Reis, R.; Vale, M.J. (2014) - A importância da avaliação das transições de uso e ocupação do solo na compreensão da evolução da paisagem. In Jacinto, R. (Cood.), "Espaços de Fronteira, Territórios de Esperança: Das Vulnerabilidades às Dinâmicas de Desenvolvimento”, Iberografias, Centro de Estudos Ibéricos, Guarda, pp. 79-92.

(Ficheiro: "Landyn L6-CEI_Guarda_2014")

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos