Saltar para o conteúdo principal

TIGER - Capacity Building Facility II

Estado do projeto
Concluído
Financiamento
European Space Agency (ESA)
Prazo de execução
2010– 2012
Participantes

Faculty of Geo-Information Science and Earth Observation (ITC) (coordenação), Instituto de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa (ISEGI-UNL) com o poio do IGP, Technical University Delft (TUD), Flemish Institute for Technological Research (VITO), Regional Centre for Mapping of Resources for Development (RCMRD), AGRHYMET Regional Centre (ARC), Water Research Comission South Africa (WRC SA) .

Equipa

Alexandra Fonseca (Investigadora Principal do IGP), Joel Dinis (Bolseiro de Investigação Científica), Márcia Gonçalves (Bolseira de Investigação Científica).

Objetivo

A iniciativa TIGER, patrocinada pela Agência Espacial Europeia (ESA – European Spatial Agency), procurou apoiar investigadores africanos em projetos que envolvessem a exploração e gestão dos recursos hídricos. A iniciativa pretendeu desenvolver e aplicar um plano de construção de capacidade em Observação da Terra em instituições de países africanos  a desenvolver projetos TIGER relacionados com a exploração e gestão de recursos hídricos. O IGP teve como função acolher e dar apoio técnico-científico aos projetos do parceiro português, o ISEGI-UNL: projetos 8, 9, 14 e 33.

O projeto 8 - Potential Vulnerability of the Saloum and Casamance estuary systems: implication of climate change (Senegal) possui a sua área de estudo nos estuários Saloum e Casamance que têm vindo a sofrer alterações causadas pelo crescimento populacional e por alterações climatéricas. O objetivo deste projeto passa por criar uma série temporal de parâmetros hidrológicos e de mapas de uso/ocupação do solo, de modo a monitorizar essas alterações para sustentar políticas de proteção e gestão sustentável dos estuários em estudo.

O projeto 9 - Impact of Climate Change on Water Quality of the Northern Lakes in Egypt (Egipto) procura aplicar as tecnologias de observação espacial da Terra para monitorizar a qualidade da água do lago Burullus, no Egipto. O projeto 9 procura produzir uma série temporal de mapas de parâmetros de qualidade da água, assim como identificar as zonas mais suscetíveis às alterações climatéricas, de modo a relacionar a degradação da qualidade da água com o progressivo aumento das temperaturas observadas no lago.

O projeto 14 - Enhancing the sediment transport modeling in the Nile Basin Reserviors (Egipto) concentra o seu estudo nos reservatórios da bacia do Nilo. O principal objetivo deste projeto é avaliar e prever processos de sedimentação nessa bacia. Um dos outputs deste projeto é a construção de um sistema de apoio à decisão que permita, de um modo rápido e económico, identificar e monitorizar fenómenos de sedimentação, com a finalidade de sustentar objetivamente os decisores nas suas políticas de proteção da bacia do Nilo.

O projeto 33 - Vulnérabilité des ressources en eau du bassin hydrographique du Koilou-Niari face aux changements climatiques et adaptation des populations (Congo) tem como objetivo monitorizar os impactos das políticas agrícolas no vale Koilu-Niari e no planalto do Batéké, recorrendo à tecnologia de observação espacial de terra. Os resultados irão ser aplicados na gestão de políticas que apoiem o desenvolvimento agrícola compatível com o crescimento populacional e a preservação dos recursos naturais.

Resultados esperados

Acolhimento de investigadores e apoio técnico-científico, por parte do IGP, aos projetos a cargo do ISEGI: Projeto 8 (Senegal); Projetos 9 (Egito); Projeto 14 (Egito); Projeto 33 (Congo).

Apoio continuado aos projetos por email bem como presencial no decorrer das visitas ao IGP dos investigadores do Congo, Senegal e Egito.

Apoio ao desenvolvimento da produção científica de cada um dos quatro projetos.

Resultados alcançados

O IGP forneceu apoio continuado aos projetos por email bem como presencial no decorrer das visitas ao IGP dos seguintes investigadores do Congo, Senegal e Egito:

Foi desenvolvido trabalho conjunto com os investigadores africanos, com o intuito de publicar na conferência AARSE 2012.

  • Jérôme Ntualani, Projeto 33, Congo, novembro 2010.
  • NDéye Maguette Dieng (Doutoranda), Projeto 8, Senegal – janeiro 2011 e abril 2012.
  • HANAN ALI ALI MOHAMED FARAG; MONA FATHY MOHAMED AHMED ALLAM, Projeto 9, Egito, Março-Abril de 2011.
  • Walid Hassan, Projeto 14, Egito, julho de 2011.
  • HANY MOHAMED MOSTAFA AHMED ABDELGAWAD, Projeto 14, Egito, novembro de 2011.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos