Saltar para o conteúdo principal

Envelhecimento e Violência

Estado do projeto
Concluído
Financiamento
FCT (PDTC/CS-SOC/110311/2009)
Prazo de execução
2011 – 2014
Participantes

Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (entidade coordenadora); Centro de Estudos de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa (cesNova/FCSH/UNL); Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV); Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF-IP); Instituto da Segurança Social (ISS-IP); Guarda Nacional Republicana (GNR).

Equipa

Rita Nicolau

Objetivo

Este projeto do domínio das ciências sociais visou:

  • Estimar a proporção de pessoas idosas que são vítimas de violência doméstica em Portugal;
  • Caracterizar as vítimas e os agressores;
  • Caracterizar as condições de ocorrência da violência no contexto da vida familiar (tipos de condutas, frequência, sentimentos associados à vitimização);
  • Identificar os fatores de risco associados a este tipo de violência.
  • Compreender as trajetórias das vítimas na rede institucional.
  • Elaborar de um conjunto de recomendações destinadas à prevenção e combate da violência contra as pessoas idosas.
Resultados esperados

Conhecer o número de vítimas de violência na população com 60 e mais anos residente em Portugal, bem como reconstituir a lógica e as condições de ocorrência de tais situações no contexto da vida familiar.

Resultados alcançados

À data de realização do estudo, a prevalência de pessoas com 60 e mais anos, que em Portugal era vítima de violência doméstica global (cometida por agressores familares e não familiares) foi de 15%. Esta prevalência descresce para 12.3% quando se excluem os agressores não familiares.

A análise da distribuição dos actos de violência doméstica por regiões revelou que a prevalência de violência global foi superior para os idosos residentes nas regiões de sáude da  Madeira (15.4%) e do Norte (14.5%).

Publicações

Artigos publicados

Gil AP, Santos AJ, Kislaya I, Nunes B, Nicolau R. (2015). Prevalence of elder abuse in Portugal: Findings from the first national study. Journal of Elder Abuse & Neglect 27, 3: 174-195.

Gil A P, Santos A J, Nicolau R, Santos C. (2015) Fatores de risco de violência contra as pessoas idosas: consensos e controvérsias em estudos de prevalência. Configurações, N.º 16, 75-95.

Santos A J, Nicolau R, Fernandes A A, Gil A P. (2013) Prevalência da Violência contra as pessoas idosas: Uma revisão crítica da literatura. Sociologia, Problemas e Práticas, N.º 72, 53-77. DOI:10.7458/SPP2013722618.

Livros

Gil AP, Santos AJ, Kislaya I, Nicolau R. (Eds.) (2014). “Envelhecimento e Violência”. Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge IP. Lisboa, Fevereiro 2014. 108p.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos