Saltar para o conteúdo principal

eENVplus - eEnvironmental services for advanced applications within INSPIRE

Estado do projeto
Concluído
Financiamento
Programa CIP-ICT-PSP Piloto A (Grant Nº 325232)
Prazo de execução
3 anos (Início: janeiro de 2013; Fim: dezembro de 2015; Manutenção da Infraestrutura: até janeiro de 2018)
Participantes

20 parceiros de 12 países da EU (Entidade coordenadora: GISIG - GeographicInformationSystems International Group)

Equipa

Maria José Vale, Rui Reis, Raquel Saraiva.

Descrição

O projecto baseia-se no desenvolvimento e implementação de diversos cenários de aplicação em áreas temáticas diversificadas por forma a testar as metodologias e ferramentas desenvolvidas de forma abrangente. Estes cenários são:

  • Implementação de um Sistema de Informação Ambiental Partilhada (SEIS) para os dados da qualidade do ar, pilotos da Bélgica e Itália.
  • Proporcionar o acesso, conforme INSPIRE, a serviços de utilidade pública: o caso das redes de esgoto na Flandres, piloto da Bélgica.
  • CSspire - Questões da vida quotidiana relacionados com aspetos ambientais na República Checa e Eslováquia, piloto transfronteiriço.
  • Land Cover ChangeDetectionandPlanningIndicators: piloto Português que pretende utilizar indicadores de ordenamento do território para monitorizar boas práticas de planeamento.
  • Áreas Naturais no âmbito do INSPIRE, piloto de França.
  • Gestão de Incêndios Florestais, piloto da Grécia.
  • Janela sobre as Áreas Protegidas - Mapa de Conservação móvel na Hungria e na Eslováquia, piloto transfronteiriço.
  • Geoportal do INSPIRE - Dados de conservação da natureza na Islândia, piloto da Islândia.
  • Harmonização do Mapa Geológico em Itália e na Eslovénia, piloto transfronteiriço.

Na 8.ª Conferência INSPIRE, subordinada ao tema "INSPIRE for GoodGovernance", que decorreu em Aalborg, na Dinamarca, de 16 a 20 de junho de 2014, o projeto eEnvPlus foi reconhecido com o prémio “CEN/TC 287 (Centre Européen de Normalization / TechnicalCommittee 287-Geographic Information) Award for Excellenceand Innovation in INSPIRE”, uma distinção dada ao melhor e mais inovador projeto associado à implementação da Diretiva INSPIRE.

Ligação com as atividades e missão da DGT

Objetivo

O projeto eENVplus visa facilitar o acesso aos dados ambientais, geridos ou detidos pelas agências ambientais nacionais e regionais e outros stakeholders públicos e privados, através da integração de dados e harmonização de serviços. O projeto procura, a partir dos resultados de experiências europeias anteriores (projetos financiados, boas práticas, experiências nacionais e locais da União Europeia), integrar as infraestruturas existentes numa estrutura operacional capaz de superar barreiras transfronteiriças e linguísticas.

Resultados esperados

A infraestrutura interoperável criada no projeto fornece aos Estados-Membros e à Comunidade da Informação Geográfica:

  • Uma infraestrutura abrangente, livre e escalável, capaz de integrar as infraestruturas existentes de acordo com os requisitos INSPIRE, normas e serviços interoperáveis inovadores;
  • Um léxico (thesaurus) comum, para apoiar a integração de léxicos existentes relevantes para o sector ambiental, através de “Dados Ligados” (Linked Data), e para prestar serviços de valor acrescentado na integração e exploração através de aplicações-piloto;
  • Um conjunto de ferramentas com os procedimentos, diretrizes e exemplos para a harmonização e validação de dados, de modo a apoiar os Estados-Membros na implementação da diretiva INSPIRE;
  • Um conjunto de serviços on-line inovadores e interoperáveis com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de aplicações ambientais inovadoras;
  • Um quadro de formação para apoiar, com ferramentas e-learning, o desenvolvimento de capacidades e conhecimentos necessários à implementação da diretiva INSPIRE, de modo a desenvolver um sistema de informação ambiental partilhada e manter esta nova infraestrutura operacional.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos