Saltar para o conteúdo principal
 >> Nova Carta de Leipzig

Nova Carta de Leipzig

Nova Carta de LeipzigA Nova Carta de Leipzig foi adotada na reunião informal dos ministros responsáveis pelo desenvolvimento urbano e coesão territorial dos estados-membros da União Europeia, realizada a 30 de novembro, no período da presidência alemã do Conselho da EU.

Tal como a original Carta de Leipzig, adotada em 2007, trata-se de um documento informal, de natureza estratégica, que se pretende de referência para o desenvolvimento integrado, sustentável e resiliente das cidades europeias. A sua redação foi o resultado de um amplo e intensivo processo colaborativo.

Em conjunto com as linhas de rumo estratégicas foi aprovada a Agenda Urbana para a União Europeia, um documento que define as etapas para a implementação das ações, em paralelo com a nova  Agenda Territorial 2030.

Nova Carta de Leipzig apresenta um quadro abrangente de desafios e objetivos de política urbana orientados para o ‘bem comum’ estruturados em três dimensões da cidade: ‘Cidade Justa’, ‘Cidade Verde’ e ‘Cidade Produtiva’.

Conheça a Nova Carta de Leipzig e o seu documento de implementação.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos