Saltar para o conteúdo principal

Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP)

  • /sites/default/files/gva-sliderlayer-upload/PTP-AIGP-OIGP.jpg

Aumentar a resiliência e valorizar economia da floresta

As Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP) visam uma abordagem territorial integrada para dar resposta à necessidade de ordenamento e gestão da paisagem e de aumento de área florestal gerida a uma escala que promova a resiliência aos incêndios, a valorização do capital natural e a promoção da encomia rural.

Nestas áreas serão criadas as condições necessárias para o desenvolvimento de Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP) a executar num modelo de gestão agrupada da responsabilidade de uma entidade gestora e suportada por um programa multifundos de longo prazo que disponibiliza apoios ao investimento inicial, às ações de manutenção e gestão ao longo do tempo e à remuneração dos serviços dos ecossistemas.

Destinatários

Autarquias locais, organizações de produtores florestais e agrícolas, cooperativas, associações locais, entidades gestoras de baldios e organismos de investimento coletivo.

  • AIGP
    Financiamento para capacitação técnica e meios materiais necessários à mobilização e apoio aos proprietários dos prédios rústicos, incluindo apoio à execução das operações de cadastro predial onde este não exista.

  • OIGP
    Financiamento para apoio à transformação da floresta no longo prazo, através da reconverção de culturas e de ações que promovam a valorização e revitalização do território.

 

Constituição de Áreas de Gestão Integrada da Paisagem

(carregue na imagem para uma versão maior)

Submissão de proposta para constituição de uma AIGP

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos