Saltar para o conteúdo principal

Interface de Áreas Edificadas

  • /sites/default/files/gva-sliderlayer-upload/Banner-PTP_interface_areas_edificadas.png

Interface de áreas edificadas

No âmbito do Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo (SMOS), a DGT iniciou a produção da Carta de Interface de Áreas Edificadas Conjuntural a partir da sua edição de 2021. A metodologia de produção foi desenvolvida no âmbito do projeto POSEUR-02-1810-FC-000504 em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Neste projeto foram desenvolvidos diversos produtos cartográficos, relativos a Portugal Continental, que representam as áreas edificadas e informam sobre o tipo de coberto do solo (combustível vs. não combustível) em torno destas áreas.

Estes produtos cartográficos destinam-se a auxiliar a reflexão e a tomada de decisão no âmbito dos instrumentos de planeamento territorial, sendo igualmente úteis na conceção das medidas prevista no Programa de Transformação da Paisagem, com destaque para a medida programática Condomínio de Aldeia.

Informação adicional

Consulte uma síntese sobre estes produtos cartográficos, que podem ser visualizados aqui e descarregados através do SNIG.

Representação das áreas edificadas, classificadas segundo o número e o tipo de edifícios que incluem.

Representação dos segmentos que integram a interface (perímetro) estrutural das áreas edificadas 2018, classificados em função da sua proximidade em 2018 a coberto combustível.

Representação dos segmentos que integram a interface conjuntural das áreas edificadas 2018, classificados em função da sua proximidade em 2022 a manchas de combustível e da área de tais manchas.

Interface de áreas edificadas

(carregue na imagem para acesso ao visualizador)

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos