Saltar para o conteúdo principal
Rede de Cidades Circulares_Conferencia

Rede de Cidades Circulares mobiliza autarcas

Tudo a postos na Figueira da Foz

 

Cerca de 40 autarquias reúnem-se amanhã, dia 22 de novembro, entre as 9:30 e as 17:30, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, na 2.ª Conferência Nacional Redes Cidades Circulares.

Promovida pela Direção-Geral do Território, em parceria com o município da Figueira da Foz, esta conferência agrega municípios, peritos e partes interessadas na promoção da economia circular num dia repleto de palestras, sessões trabalho e uma exposição. O presidente da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes e a Diretora-Geral da DGT, Fernanda do Carmo, dão as boas vindas.

O trabalho em rede continua a provar a sua eficácia, como demonstra a iniciativa da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, parceiro da rede Circular Net. O vereador da autarquia Hélder Pereira convidará os restantes autarcas a subscrever um Memorando de Entendimento que identifica os obstáculos sentidos na implementação do Regime Geral da Gestão de Resíduos, em particular no domínio dos biorresíduos, e propõe o desenvolvimento conjunto de potenciais soluções. Este Memorando de Entendimento será submetido a todos os municípios que integram as redes cidades circulares e entregue à Direção-Geral do Território, enquanto entidade coordenadora, para que o faça chegar aos membros do Governo competentes.

No período da tarde, os participantes poderão juntar-se a grupos organizados e percorrer a exposição da 4 Redes Cidades Circulares:

R2CS - Rede Circular para a Construção Sustentável

CircularNet - Plataforma para a circularidade, comunidade, empresas e ambiente natural

RurBan Link - Ligações circulares entre áreas urbanas e rurais

CApt2 - Circularidade da água, por todos e para todos

O final da conferência será dedicado a uma mesa redonda, moderada pela jornalista da TSF, Sónia Santos Silva, com a participação de quatro autarcas de municípios parceiros de Redes Cidades Circulares, que vão refletir sobre a sua experiência e o seu papel na transição para a nova economia: Alda Falca, Vereadora da Câmara Municipal de Ponte de Sôr; Alexandre Gaudêncio, Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande; Manuel Domingues, Vereador da Câmara Municipal da Figueira da Foz; Paulo Ferreira, Vereador da Câmara Municipal de Valongo.

 

As quatro redes de cidades circulares tiveram início em setembro de 2021 e até maio de 2023 cada um dos parceiros envolvidos deverá apresentar um Plano Local de Ação Integrada, desenhado com os atores locais, para acelerar a transição para a economia circular no seu território.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos