Saltar para o conteúdo principal
Academia SMOS_ resultados

Academia SMOS: objetivos cumpridos

Informação e capacitação para entidades públicas, privadas e instituições académicas

 

A Direção-Geral do Território realizou durante os meses de setembro e outubro 4 cursos de formação dedicados ao Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo (SMOS), nomeadamente aos seus produtos cartográficos e visualizadores (COSsid; viSMOS e COSvgi), no âmbito da Academia SMOS.

Os quatro cursos contaram com cerca de 750 participantes, o que demonstra o interesse da comunidade pelo SMOS, um sistema colaborativo e multifuncional baseado em tecnologias do espaço e em inteligência artificial.

Autarquias de norte a sul do País, universidades e politécnicos, entidades públicas e privadas foram unânimes no reconhecimento da importância dos cursos organizados pela DGT e sobre a relevância do uso eficaz dos visualizadores para as respetivas atividades.

A realização de um questionário após os cursos resultou em mais de 90% dos conteúdos do curso avaliados com as designações Satisfeito e Totalmente Satisfeito. Quanto à relevância dos exercícios realizados a classificação vai para uma grande maioria de Bom e Excelente. Apenas o tempo de duração dos cursos recebe um alerta dos participantes quanto à necessidade de fazer cursos com maior duração, o que confirma a importância do SMOS para a atividade das entidades públicas e privadas e para a comunidade em geral.

O SMOS vai ao encontro das necessidades nas áreas do ordenamento do território, da agricultura, da floresta, do cadastro, da conservação da natureza, dos serviços dos ecossistemas, dos recursos hídricos, da proteção civil, da educação, da investigação científica e todas as áreas e atividades com necessidades de informação sobre o uso e ocupação do solo, como a gestão integrada de fogos rurais, a definição e monitorização de políticas públicas e a produção de estatísticas no Sistema Estatístico Nacional.

O SMOS fornece informação com valor, fiável, atual e aberta. Gera conhecimento sobre o território e a sua dinâmica, cria sinergias entre entidades e atores diversificados, introduz novas valências para implementar e monitorizar políticas públicas, aumenta a eficiência da Administração Pública e reduz custos às empresas.

A DGT continuará a reforçar as condições de operabilidade deste instrumento estratégico, dando particular atenção à capacitação dos atores no terreno e à partilha do conhecimento de forma colaborativa, que é aliás um dos pilares da criação do SMOS.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos