Adesão da comunidade ao Prémio Nacional da Paisagem
17 candidaturas
O Prémio Nacional da Paisagem (PNAP) voltou a mobilizar a comunidade. Terminado o período de entrega das candidaturas, no passado dia 31 de julho, registaram-se 17 propostas, provenientes de autarquias locais, comunidades intermunicipais e organizações não governamentais.
As candidaturas recebidas serão agora avaliadas por um júri, que atenderá aos efeitos gerados pelo projeto, à sua contribuição para o desenvolvimento sustentável (incluindo a resposta aos desafios decorrentes das alterações climáticas, da poluição e da perda de biodiversidade), ao seu valor exemplar, à participação pública subjacente à conceção e/ou implementação do projeto, bem como à sensibilização que promove junto das populações.
A forte adesão a este Prémio Nacional é um reflexo da importância crescente que o tema da paisagem tem vindo a assumir no âmbito das políticas territoriais.
Nos próximos meses, o júri irá proceder à seleção do vencedor.
A participação no Prémio Nacional da Paisagem potencia a visibilidade e a projeção internacional do projeto vencedor, através da sua candidatura ao Prémio da Paisagem do Conselho da Europa.
O prémio será entregue em cerimónia pública, em data a anunciar, e o vencedor será convidado a apresentar o seu projeto no Fórum Internacional do Prémio da Paisagem, onde terá a oportunidade de divulgar as realizações alcançadas junto dos Estados Parte do Conselho da Europa, signatários da Convenção da Paisagem.
Acompanhe os desenvolvimentos nas páginas web e redes sociais da Direção-Geral do Território e na página do PNAP
Página atualizada em 11/09/2025