Saltar para o conteúdo principal
Cartografia SMOS no apoio à gestão integrada dos fogos rurais

Cartografia SMOS atualizada apoia gestão integrada dos fogos rurais

Carta de Ocupação do Solo Conjuntural (COSc) pré-verão

 

A Carta de Ocupação do Solo Conjuntural (COSc), anteriormente designada por COSsim, foi atualizada para o ano em curso em áreas de floresta e mato com o objetivo de dar uma visão atualizada do território e apoiar ações de prevenção e combate e fogos rurais.

A frequência normal de produção e atualização da COSc é anual, sendo a cartografia agora terminada uma atualização adicional e parcial (apenas em áreas de floresta e mato) que visa apoiar as entidades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR).

A produção da COSc pré-verão teve em conta as necessidades do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e está a ser usada na atualização da carta de perigosidade pré-verão de incêndio rural desta entidade.

A COSc foi criada com o objetivo de fornecer informação complementar à Carta de Uso e Ocupação do Solo (COS) da DGT, tem um formato raster com pixels de 10 m e uma nomenclatura de 15 classes temáticas. A COSc resulta de atividades de investigação e desenvolvimento da Direção-Geral do Território no âmbito do SMOS (Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo). É produzida através de tecnologias espaciais e Inteligência Artificial, que inclui algoritmos de machine learning e regras de conhecimento pericial para classificar séries multiespectrais e intra-anuais de dados de imagens óticas de satélite Sentinel-2.

Para além da COSc, foi também atualizada a Carta de Interface de Áreas Edificadas (CIAE) conjuntural com o mesmo objetivo de apoiar ações de prevenção e combate e fogos rurais.

A CIAE conjuntural é um produto vetorial que representa a classificação das interfaces das áreas edificadas em função da sua proximidade a manchas de coberto combustível identificadas na COSc. A frequência de produção da CIAE conjuntural coincide com a atualização da COSc, tendo como base a última COSc disponível.

As atualizações pré-verão das COSc e CIAE foram enviadas para entidades do SGIFR e estão disponíveis a pedido para o público em geral.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos