Saltar para o conteúdo principal
Copernicus para a Floresta e Agricultura em Portugal

Copernicus para a Floresta e Agricultura em Portugal

18 e 19 de dezembro, 2023

 

A Direção-Geral do Território (DGT) e a Agência Espacial Portuguesa organizam nos dias 18 e 19 de dezembro um evento para promover a utilização das imagens de satélite e dos serviços do programa Copernicus para os setores florestal e agrícola em Portugal.

Este evento realiza-se no âmbito nas atividades financiadas pelo Acordo-Quadro da Parceria para o Uso do Copernicus pelos Utilizadores (FPCUP) e pretende dar resposta a desafios e necessidades das entidades públicas e privadas com atividades nos setores florestal e agrícola. A organização do evento conta com a colaboração do Colab Forestwise e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

No primeiro dia, o evento realiza-se exclusivamente online; já o segundo dia decorrerá de forma presencial no Auditório da Direção-Geral do Território, em Lisboa.

O primeiro dia do evento (18 de dezembro) servirá para apresentar o programa Copernicus junto dos participantes, divulgar oportunidades e debater as necessidades dos dois setores no país. Este primeiro dia contará com apresentações de representantes da Agência Espacial Europeia (ESA), da Agência da União Europeia para o Programa Espacial (EUSPA), da empresa GeoSAT, da Agência Espacial Portuguesa, da Direção-Geral do Território, da Agência Nacional de Inovação (ANI), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) e do Colab ForestWise.

O segundo dia realiza-se presencialmente nas instalações da DGT em Lisboa e foca-se nas aplicações das imagens de satélite e dos serviços do programa Copernicus nos setores florestal (manhã) e agrícola (tarde). Este segundo dia conta com seis sessões: Florestas e Fogos Rurais, Alterações Climáticas e Serviços de Ecossistemas, Gestão da Floresta, Agricultura Digital,  Exemplos de Aplicações, e Desafios e Oportunidades.

O almoço do segundo dia será oferecido pela organização, com o objetivo de promover o networking entre os vários stakeholders dos setores agrícola, florestal e espacial, criando-se oportunidades para colaborações futuras entre utilizadores e prestadores de serviços no âmbito das tecnologias espaciais.

O programa detalhado pode ser consultado aqui.

As inscrições encontram-se encerradas por se ter atingido a capacidade máxima da sala.

Notícia atualizada em 15/12/2023.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos