Saltar para o conteúdo principal
Estratégia para a Transição Alimentar na AML

Estratégia para a Transição Alimentar na Área Metropolitana de Lisboa

Sessão de lançamento

 

A equipa do projeto Foodlink, coordenado pelo Instituto de Ciências Sociais, a Comissão de Coordenação Regional de Lisboa e Vale do Tejo e a Área Metropolitana de Lisboa, apresentou a Estratégia para a Transição Alimentar da AML.

Este evento realizou-se precisamente um ano depois da apresentação da “Foodlink”, rede da qual a Direção-Geral do Território é membro fundador, e para a qual a apresentação pública da estratégia se afigura como um avanço neste projeto ambicioso.

A rede tem como objetivos garantir 15% do aprovisionamento alimentar da AML através de agricultura local, recorrendo a métodos de produção mais ecológicos, soluções inovadoras no ordenamento do território, circuitos alimentares de proximidade e a promoção da Dieta Mediterrânica. 
A estratégia conta atualmente com 36 parceiros, com uma representação diversificada que abrange os atores do sistema alimentar da região, desde a sociedade civil até aos decisores políticos.
Enquadrado na visão estratégica definida pela Área Metropolitana de Lisboa de definição de Lisboa como cidade-região, o projeto Foodlink pretende dar resposta à necessidade ganhar competitividade e mais coesão, assumindo a sustentabilidade como elemento essencial da qualidade de vida da população da Área Metropolitana de Lisboa. 
 

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos