Saltar para o conteúdo principal
PPAS módulo 4

Formação: Paisagem e Arquitetura Sustentável

4ª edição

 

Reserve na agenda! No próximo dia 03 de fevereiro 2024, quarta-feira, realiza-se a 4ª e última edição de formação no âmbito do Programa Paisagem e Arquitetura Sustentável, desta vez subordinada ao tema "Práticas Pedagógicas e Recursos Didáticos".

A formação online é gratuita e acessível ao público em geral no período da manhã e reservada a professores no período da tarde. O último módulo de formação focar-se-á na prática pedagógica, com uma ênfase particular na utilização de recursos didáticos, direcionado especificamente para os professores do 5º e 6º anos do Ensino Básico. Neste módulo serão apresentadas diferentes abordagens para estimular a literacia do espaço, da arquitetura e da paisagem, incluindo o uso de atividades práticas, visitas de estudo, materiais multimédia e jogos educativos. 

A execução do Programa Paisagem e Arquitetura Sustentável (PPAS) no presente ano letivo integra a oferta de formação certificada de professores; a disponibilização online de manuais e de um banco de atividades para professores e alunos, workshops em cinco escolas distribuídas pelo território nacional, que enquadram e suportam a promoção de um concurso nacional. O programa encerrará com um evento nacional, dedicado à educação, paisagem, arquitetura, património e sustentabilidade, com exposição de trabalhos, divulgação de resultados, atribuição e entrega de prémio.

O PPAS integra a Política Nacional de Arquitetura e Paisagem, coordenada pela Direção Geral do Território em parceria com a Ordem do Arquitetos, a Ordem dos Arquitetos Paisagistas e o Património Cultura. A sua execução tem nas equipas da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e na Direção-Geral da Educação dois parceiros essenciais para o sucesso.

Assista no YouTube ao módulo da manhã

Folheto da formação

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos