Saltar para o conteúdo principal
Reunião dos Diretores Gerais dos Assuntos Urbanos

Reunião dos Diretores Gerais dos Assuntos Urbanos

Tempo de agir na Agenda Urbana – 20 maio 2021

 

A reunião dos Diretores Gerais dos Assuntos Urbanos presidida pela Direção-Geral do Território, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, marcou uma rota clara rumo à reunião ministerial em Ljubljana, na Eslovénia, no segundo semestre de 2021.

O Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, abriu os trabalhos com uma mensagem inspirada nos valores e objetivos da Presidência Portuguesa para uma Europa verde, justa, resiliente e com um apelo à ação dos Estados Membros”.

“Precisamos concentrar-nos na recuperação das nossas cidades, alinhada com os princípios da Nova Carta de Leipzig.  Temos de aproveitar o novo ímpeto e a oportunidade proporcionada pelos novos mecanismos financeiros. Temos de apostar numa recuperação com futuro para as nossas cidades e cidadãos. O futuro é agora”, afirmou.

A Presidência Portuguesa elegeu como prioridade da cooperação intergovernamental em assuntos urbanos a Agenda Urbana para a União Europeia. No decurso do primeiro semestre de 2021, a equipa da DGT mobilizou múltiplos atores de diferentes níveis num processo colaborativo e co criativo em torno de lições e soluções para a renovação desta importante agenda. Este processo culminou na apresentação pela Presidência de um conjunto de documentos-síntese, com propostas concretas e reflexões maturadas, validadas pelos Estados Membros, Comissão Europeia e organizações representantes de cidades e regiões na reunião informal dos Diretores-Gerais.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos