Saltar para o conteúdo principal

INDevLand-CAD - Indicadores dinâmicos de base territorial como suporte ao desenvolvimento sustentável

Estado do projeto
Em curso
Financiamento
Projetos de ID relacionados
Prazo de execução
Cinco anos, renovado anualmente. Associado a iniciativas da DGT e/ou a projetos de ID em curso.
Participantes

DGT/Entidades parceiras em diferentes projetos conexos.

Equipa

Maria Vale e Rui Reis.

Descrição

O trabalho estrutura e analisa informação para a definição de políticas e de um quadro legal, implementação e monitorização do desenvolvimento português no contexto europeu. O projecto adopta uma abordagem inovadora de indicadores dinâmicos, incluindo o critério de avaliação baseado na qualidade e adequação à finalidade dos dados para um determinado propósito.

O trabalho está em estreita relação com o Observatório e a proposta apresentada ao QREN; com as recentes orientações da Diretiva INSPIRE;

Todos os indicadores vão sendo elaborados atendendo às prioridades de trabalho e objectivos a que a DGT tem de dar resposta no quadro das prioridades definidas pelo governo para o cadastro e para o ordenamento do território.

A análise de informação e o processo de construção de indicadores integra sempre uma visão de médio longo prazo associada à articulação entre a preservação e gestão eficiente de recursos, distribuição de actividades no espaço, e crescimento económico de Portugal no contexto europeu.

As análises integram sempre informação georrefenciada, procurando caracterizar o território português e apoiar políticas públicas de coesão.

É ainda uma contribuição relevante para a avaliação do PNPOT e para a definição ou revisão normativa associada ao Ordenamento do Território.  

Objetivo

Este projeto integra: (1) a definição de indicadores dinâmicos de base territorial, (2) a avaliação da relevância dos diferentes conjuntos de dados disponíveis, e respetivos descritores da qualidade; (3) a construção de estimadores estatísticos dinâmicos, (4) a integração de análises combinadas; (5) a construção de protótipos de análise territorial a diferentes escalas, considerando os vetores essenciais ao desenvolvimento Português. Tem por base o observatório, e revê conjuntos predefinidos de indicadores dinâmicos associados às questões mais relevantes do processo de desenvolvimento português. O Cadastro é o tema em análise no momento presente.

Resultados esperados
  1. Construção de indicadores dinâmicos de base territorial e Indicadores de desenvolvimento
  2.  Identificação de potenciais forças motrizes e a sua relevância nas LUCC, no processo de desenvolvimento
  3. Análise combinada da evolução do uso e ocupação do solo em Portugal Continental com estatísticas demográficas e económicas
Resultados alcançados

Síntese de indicadores propostos e/ou produzidos

  1. Estimativas de dimensão média da propriedade por Região- NUTII
  2. Estimativas da Dimensão média da propriedade por concelho
  3. Matrizes de indicadores territoriais de evolução de classes de ocupação do solo
  4. Territórios artificializado per capita
  5. Evolução do Território artificializado em espaço urbano
  6. Evolução do espaço artificializado municipal per capita.
  7. Avaliação da qualidade dos dados e dos estimadores estatísticos relevantes
  8. Harmonização de dados
Publicações

Relatórios

  1. Vale, M.J. , Reis, R. * Indicadores de Cadastro- “Proposta para um conjunto de indicadores de cadastro a integrar no Observatório do ordenamento do território e urbanismo”, versão 2.0, Gabinete de apoio à Direcção, DGT, Março de 2019.
  2. Vale, M.J. Indicadores de Cadastro a integrar no Observatório de Ordenamento do Território e Urbanismo para suporte à política de ordenamento do território continental Português -Exemplo de demonstração, DGT, 2019.
  3. Vale,M.J. Reis, R, Patricio, P., Meneses, B., Saraiva, R.. Ribeiro, M., Igreja, C. Painho, Oliveira, T.M. Condessa B. Landyn, Uso e ocupação do solo em Portugal Continental: Avaliação e cenários futuros, DGT, 2014.
  4. Vale, M.J. – Relatório Síntese da Sessão de Trabalho Aberta Subordinada ao Tema "Transformação Fundiária e Conservação do Cadastro Geométrico, V1.0", GabDG, DGT, novembro de 2018.

Artigos publicados

  1. Cordovil, CM.S., Vale, M.J., Reis, R. (2020) CHAPTER 30 do livro: «Climate resilient and smart agricultural management tools to cope with climate change induced soil quality decline» (aceite e em revisão).
  2. Meneses, B.; Reis, E.; Pereira, S.; Vale M.J. and Reis, R. (2017) Understanding driving forces and implications associated with the land use and land cover changes in Portugal, Sustainability 2017, 9, 351; doi:10.3390/su9030351 (http://www.mdpi.com/2071-1050/9/3/351/pdf).
  3. Meneses, Bruno M.; Reis, E.; Vale, Maria J. e Reis, Rui (2018) Modelling Land Use and Land Cover Changes in Portugal: A Multi-scale and Multi-temporal Approach. Finisterra, LIII, 107, 2018, pp.3-26. doi: 10.18055/Finis12258; ISSN: 0430-5027.
  4. Cordovil, C.M.dS., Marinheiro J, Vale M.J, Reis R., Dalgaard T., Hutchings N.J.;  (2017) "Land Use Land Cover as a consequence and a driver for soil quality changes", Conference DNmark 2017 - “Innovative solutions for sustainable management of Nitrogen”, 26-28 de junho de 2017, Aarhus University, Dinamarca. http://sustainablenconference.dnmark.org/.
  5. Vale M.; Reis, R.; Cordovil, C.M.dS.; “Landuse and Water resources management: assessing nitrogen impacto in drinking Water supply”, Simposio de Hidraulica e recursos hídricos dos países de língua portuguesa, 13 SIBLUSA, FEUP, Porto, 13 a 15 de Setembro de 2017.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos