Saltar para o conteúdo principal

LANDAU - Metodologia geoestatística para a caracterização da incerteza espacial e atualização de cartas de ocupação do solo

Estado do projeto
Concluído
Financiamento
FCT (PTDC/CTE-SPA/103872/2008)
Prazo de execução
2010 – 2013
Participantes

Centro de Recursos Naturais e Ambiente do Instituto Superior Técnico - CERENA/IST (entidade coordenadora); ex-Instituto Geográfico Português /Direção-Geral do Território.

Equipa

Rita Nicolau, Joel Dinis, Pedro Rodrigues, Márcia Gonçalves, Vasco Nunes.

Objetivo
  • Desenvolvimento de uma metodologia, do âmbito da geoestatística, para caracterização da incerteza na classificação da ocupação/uso do solo com base em imagens de satélite;
  • Caracterização do padrão espacial do erro cometido na classificação de diferentes classes de ocupação/uso do solo, por incorporação de informação sobre o tamanho das manchas correspondentes;
  • Comparação da classificação automática da ocupação/uso do solo, a partir de imagens de satélite com distintas resoluções espaciais;
  • Proposta de uma metodologia de atualização de mapas de ocupação do solo a partir de dados de referência.
Resultados esperados

Comparação do desempenho de sete algoritmos na classificação da ocupação / uso do solo a partir de imagens de satélite de distintas resoluções espaciais (MERIS; LANDSAT; QUICKBIRD).

Resultados alcançados

Das atividades desenvolvidas pela DGT no âmbito deste projeto destacam-se os seguintes resultados:

Publicações

Relatórios

Dinis J, Nicolau R (2013). Avaliação do desempenho de sete algoritmos na classificação da ocupação do solo a distintas resoluções espaciais. Relatório de execução do projecto LANDAU, Actions 3.3 & 3.4 - Task 3. Lisboa, Direção-Geral do Território, Março 2013.

Dinis J, Rodrigues P, Nicolau R (2012). Classificação uni-temporal da ocupação do solo através de dados de elevada resolução espacial – LANDSAT. Relatório de execução do projecto LANDAU, Action 3.2 - Task 3. Lisboa, Direção-Geral do Território, Dezembro 2012.

Dinis J, Rodrigues P, Nicolau R (2012).Classificação uni-temporal da ocupação do solo através de dados de muito elevada resolução espacial – QUICKBIRD. Relatório de execução do projecto LANDAU, Action 3.2 - Task 3. Lisboa, Instituto Geográfico Português, Setembro 2012.

Dinis J, Rodrigues P, Gonçalves M, Nicolau R, Reis R (2012). Classificação uni-temporal da ocupação do solo através de dados de média resolução espacial – MERIS. Relatório de execução do projecto LANDAU, Action 3.2 - Task 3. Lisboa, Instituto Geográfico Português, Abril 2012.

Dinis J, Gonçalves M, Nicolau R, Reis R (2012). Proposta de uma Nomenclatura de Ocupação do Solo. Relatório de execução do projecto LANDAU, Action 3.1 - Task 3. Lisboa, Instituto Geográfico Português, Janeiro 2012.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos