Saltar para o conteúdo principal
Copernicus

FPCUP - Framework Partnership Agreement on Copernicus User Uptake

Estado do projeto
Em curso
Financiamento
Acordo-Quadro de Parceria Caroline Herschel entre a Comissão Europeia (DG DEFIS) e os estados participantes no programa Copernicus (acordo de subvenção nº FPA 275/G/GRO/COPE/17/10042)
Prazo de execução
julho 2018 - 2024
Participantes

DGT, Portugal Space, Atlantic International Research Centre (AIR Centre), Instituto Geográfico Nacional (IGN), CBK PAN, ISPRA, IES, SRTI-BAS, IHCantabria.

Equipa

Mário Caetano, Pedro Benevides, Hugo Costa, Filipe Marcelino, Paulo Patrício, Marisa Silva.

Objetivo

O Copernicus constitui o programa europeu para a Observação da Terra, nascido de uma parceria entre a União Europeia, a ESA e vários Estados-Membros. O objetivo maior do Copernicus é a disponibilização de serviços que permitam o acesso atempado a dados e informação rigorosos e fiáveis sobre o ambiente, proteção civil e segurança do cidadão.

O consórcio FPCUP tem como objetivo implementar um plano de ações visando incrementar o número de utilizadores Copernicus e das aplicações derivadas de dados Copernicus, com base nos requisitos destes utilizadores. O projeto FPCUP é liderado pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR Space Agency). Fazem parte do consórcio 50 entidades de 23 países Europeus, com vastos conhecimentos e expertise na promoção nacional e internacional da utilização de dados Copernicus. Os objetivos são definidos através de ações anuais implementadas em Work Programmes (WP) que são propostas geralmente em parcerias entre várias entidades. As ações incluem atividades nacionais e internacionais para a utilização do Copernicus, ao nível das entidades públicas e setor privado e também soluções empresariais para a criação de produtos inovadores e aplicações. Deste modo é expetável uma expansão dos mercados existentes e a criação de novos mercados, aumentando a competitividade Europeia na área da Observação da Terra. A DGT está envolvida em 6 ações distintas de vários WP e com vários parceiros:

  • Ação 2018-1-24: WP2018 - SGA 6: Portuguese users coordination and training - Part I (coordenador  PT Space)
  • Ação 2019-2-31: WP2019 - SGA 9: Fostering cooperation between Spain and Portugal in the Copernicus land domain (coordenador IGN-CNIG)
  • Ação 2019-1-26: WP2019 - SGA 10: Portuguese users coordination and training - Part II (coordenador  PT Space)
  • Ação 2020-3-2: WP2020 - SGA 13: Copernicus Events for Business Innovation in Portugal - (coordenador  PT Space)
  • Ação 2021-1-7: WP2021 - SGA 19: Copernicus Uptake in Portuguese Higher Education - (coordenador  PT Space)
  • Ação 2021-2-38: WP2021 - SGA 20: User Uptake of Copernicus Services for Landscape and Spatial Planning Stakeholders (coordenador CBK-PAN)
Resultados esperados
  • Ação 2018-1-24: promover a utilização do Copernicus entre os atuais e potenciais utilizadores, avaliar as suas competências e necessidades, e criar ferramentas de formação e disseminação de serviços Uso e Ocupação do Solo do Copernicus.
  • Ação 2019-2-31: discussão sobre a geração de produtos Analysis Ready com imagens Sentinel-2 para a península Ibérica. Intercâmbio de expertise e das melhores práticas entre Portugal e Espanha sobre produtos de Uso e Ocupação do solo e produtos e serviços Uso e Ocupação do Solo do Copernicus. Harmonização de bases de dados de referência nacionais, em particular a elevação e hidrografia, compatibilizando dados in-situ com dados Copernicus.
  • Ação 2019-1-26: realização de uma conferência nacional com discussão e apresentação de casos de estudo de utilização de produtos Copernicus. Realização de conferências temáticas, com apresentações em destaque na conferência relativa à temática Uso e Ocupação do Solo. Desenvolvimento de website para utilizadores nacionais Copernicus e para promoção da sua utilização. Realização de 2 cursos de formação avançados em imagens Sentinel (S1 e S2) e 2 treinos avançados para exploração de serviços Copernicus do Uso e Ocupação do Solo e da Emergência.
  • Ação 2020-3-2: realização de eventos de formação destinadas a entidades da Administração Pública para construção de capacidade de utilização da informação geoespacial do Copernicus e capitalização do investimento português no setor espacial. A DGT organizará 2 eventos abordando os sectores temáticos dos Incêndios Florestais e da Agricultura. O primeiro será realizado em articulação com o ICNF e o segundo em articulação com o IFAP. Uma parte será dedicada a apresentação de casos de sucesso baseados em benefícios e oportunidades dos serviços Copernicus e outra parte será dedicada a cursos de formação.
  • Ação 2021-1-7 (pendente de aprovação): divulgação e disseminação do Copernicus nos setores da Educação e Ensino Superior. A DGT organizará um curso avançado MOOC (Massive Open Online Courses) sobre a temática do Uso e Ocupação do Solo. O público alvo será abrangente, incluindo para além de estudantes o cidadão em geral e a Administração Pública em particular. Serão preparados workshops multidisciplinares com utilizadores de diversas áreas potenciando a partilha de conhecimento e networking na área do Observação da Terra utilizando dados Copernicus.
  • Ação 2021-2-38 (pendente de aprovação): utilização de dados e serviços Copernicus para obter informação relevante de imagens de satélite para caraterizar a paisagem e fazer um ordenamento do território que seja útil para os utilizadores. As entidades CCDR - LVT, CIM Viseu Dão-Lafões e CM de Vila Nova de Famalicão foram envolvidas como utilizadores finais. Um estudo piloto será implementado como demostração na área de estudo proposta (Centro e Viseu Dão-Lafões). Serão organizados workshops com os utilizadores finais e está previsto também uma calendarização para utilização dos produtos criados.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos