Saltar para o conteúdo principal

Pedro Folque

Fotografia de Pedro Folque
1833-1838
Comissão para os Trabalhos de Triangulação Geral e Levantamento da Carta Corográfica do Reino
1843-1848

Oficial do Exército, onde atingiu o posto de Tenente-General. Nascido em Stays (Catalunha) a 30 de abril de 1744, havia de morrer com 104 anos, em 6 de abril de 1848.

Destinado à vida eclesiástica, frequentou um seminário, mas por lhe faltar vocação para o sacerdócio, abandonou a sua pátria em 1763, vindo para Portugal. Frequentou as aulas do Convento de monges beneditinos e foi um dos primeiros alunos que se matricularam na Academia de Marinha, fundada em 1780. Antes de concluir o curso, onde foi aluno distinto, embarcou numa das naus da Índia, fazendo nesta viagem, e pela primeira vez em Portugal, a determinação de longitudes. No regresso desta viagem, tendo morrido o Piloto da Nau, foi encarregado da navegação, o que desempenhou cabalmente. Noutra viagem a Goa foi-lhe oferecido pelo Vice-Rei um lugar como Lente na Academia de Marinha, o que não aceitou.

Chegado a Portugal, colaborou com o Dr. Ciera, que dirigia os trabalhos da Carta Geográfica do Reino, sendo em 1791 despachado Tenente de Engenheiros, depois de ter concluído o curso da Academia de Fortificação. Em 1796 foi promovido a Capitão, continuando a auxiliar o Dr. Ciera. Nomeado em 1800 para servir na Bahia (Brasil) com o posto de Tenente-Coronel, não chegou a embarcar, por ter declarado o Dr. Ciera que não o podia dispensar. Durante a Guerra Peninsular vai-se revelar fundamental para o desenvolvimento da telegrafia em Portugal. Em 1821 foi nomeado Capitão-General de S. Paulo e Minas Gerais, cargo que resignou, não saindo de Portugal.

Depois da Guerra Civil foi encarregado, por duas vezes dos trabalhos geodésicos (Chefe da Comissão para os Trabalhos de Triangulação Geral e Levantamento da Carta Corográfica do Reino) assim como foi nomeado Comandante-Geral da Engenharia.

Foi pai de Filipe Folque, que lhe sucedeu na chefia dos trabalhos. Recorda-se que Pedro Folque, não obstante a sua longa vida (104 anos), teve igualmente uma longa carreira, pois só teve a sua aposentação de serviços régios aos 102 anos.

Atribui-se-lhe o Dicionário Militar, 1827, com o regimento de sinais para comunicações telegráficas.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos