Saltar para o conteúdo principal
Abertura das inscrições

Abertura das inscrições

Participe!

 

Encontram-se abertas as inscrições para XIV edição das Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais 2023 (JIIDE), as quais decorrerão a 6, 7 e 8 de novembro.

As JIIDE resultam de uma parceria entre a Direção-Geral do Território e o Instituto Geográfico Nacional de Espanha, através de Centro Nacional de Informação Geográfica, e o Governo de Andorra. A edição este ano será dedicada ao tema "Contributos das Infraestruturas de Dados Espaciais para os Conjuntos de Dados de Elevado Valor".

Em janeiro de 2023 foi publicado o Regulamento de Execução (EU) 2023/138 da Comissão, de 21 de dezembro de 2022, o qual estabelece uma lista de conjuntos específicos de dados de elevado valor, bem como as disposições relativas à sua respetiva publicação e reutilização, tendo em conta a Diretiva (UE) 2019/1024 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de junho de 2019, relativa aos dados abertos e à reutilização das informações detidas pelo setor público.

Os Conjuntos de Dados de Elevado Valor enquadram-se num movimento mais abrangente designados por “dados abertos” que visam promover a partilha da vasta informação produzida e mantida pela Administração Pública e cuja reutilização beneficia vários grupos e sectores da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento económico associado à transformação digital.

Do vasto conjunto de dados que podem ser classificados como "Dados de Elevado Valor", muitos deles constituem os denominados dados geográficos, geridos e explorados pelas infraestruturas de dados espaciais, cujas plataformas de disponibilização desempenham um papel fundamental no cumprimento deste regulamento de execução da Comissão Europeia.

As JIIDE constituem um espaço privilegiado de reflexão sobre o tema da informação geográfica de uma forma geral, e sobre as infraestruturas de dados espaciais em particular, estabelecendo um fórum de partilha de experiências e projetos nestes domínios, para todos os profissionais da administração pública, sector privado e academia que lidam com informação geográfica, ou seja, para todos aqueles que utilizam ou pretendem utilizar infraestruturas de dados espaciais no exercício das suas atividades.

Este ano as JIIDE 2023 decorrerão na cidade de Évora, de 6 a 8 de novembro de 2023 e como habitualmente a participação nesta conferência é gratuita, estando apenas sujeita a uma inscrição prévia.

Convidamo-lo(a) à participação e a inscrever-se nas XIV Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados.

Inscrição

Consulte o Programa

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos