Saltar para o conteúdo principal

HUMBOLDT - Development of a Framework for Data Harmonisation and Service Integration

Estado do projeto
Concluído
Financiamento
Sixth Framework Programme, Priority 1.4 – Aeronautics and Space: Integrated Project ( SIP5-CT-2006-030962)
Prazo de execução
54 meses (Início: Outubro de 2006; Fim: Março de 2011)
Participantes

27 instituições de 16 países (Entidade coordenadora: Fraunhofer Institute of Computer Graphics)

Equipa

Rui Reis, Alexandra Fonseca, Ana Luísa Gomes, Maria José Vale.

Descrição

O projeto HUMBOLDT pretende contribuir para a harmonização de dados no âmbito da implementação da Diretiva INSPIRE usando, sempre que possível, a automatização de processos. O principal resultado foi a implementação computacional de metodologia para harmonização de dados INSPIRE, dando origem ao software HALE - Humboldt Alignment Editor.

Objetivo

O projeto Humboldt pretende desenvolver uma arquitectura para a harmonização de dados e integração de serviços nos termos da diretiva INSPIRE. O projeto pretende contribuir para a implementação de uma Infraestrutura de Dados Espaciais Europeia (IDEE) que integre a diversidade de dados disponíveis para um elevado número de organizações Europeias.

O objetivo principal do HUMBOLDT é capacitar organizações a documentar, publicar e harmonizar os seus dados espaciais e a apoiar os utilizadores a aceder a esta informação de forma adequada. As ferramentas de software e processos criados no HUMBOLDT também ajudarão a demonstrar a possibilidade e vantagens de uma Infraestrutura de Dados Espaciais na Europa tal como prevista na diretiva INSPIRE. O objetivo pretendido de facilitar o acesso a dados espaciais e a gestão de metadados servirá de suporte às políticas Europeias e dos estados membros através do cumprimento das necessidades da iniciativa Global Monitoring for Environment and Security (GMES).

O projeto HUMBOLDT pretende facilitar a harmonização de dados espaciais e de metadados através da automatização de processos, tanto quanto possível.

Resultados esperados

O projeto iniciou-se por uma análise abrangente do estado da arte em temas relacionados com as IDEs. As metodologias e ferramentas para dados espaciais e metadados foram investigados e avaliados. Descreveram-se arquiteturas de software adequadas e documentaram-se requisitos básicos dos utilizadores. Baseando-se nestes estudos fez-se uma análise de processos que mostrou os passos necessários para harmonizar dados e metadados. Por fim uma arquitetura de software e ferramentas diversas foram desenvolvidos e integrados na IDEE por forma a suportarem a criação por parte dos produtores de dados espaciais e de serviços de informação espacial normalizada. Um elemento essencial do projeto é o desenvolvimento de cenários nos quais as diferentes componentes sejam aplicadas e testadas em condições realistas. Como resultado dos desenvolvimentos ocorridos no projecto criou-se o software de harmonização HALE - Humboldt Alignment Editor.

O principal objetivo dos cenários HUMBOLDT consiste na utilização das componentes da estrutura em condições reais, baseada em aplicações que simulam essas condições identificadas em diferentes casos de utilização relacionados com o ambiente. Os cenários são, simultaneamente, uma plataforma de teste e um ambiente de investigação guiado pela comunidade, que prestará assistência no desenvolvimento e promoção dos objetivos do projeto.

Publicações

Relatórios

A3.2.D1 - State of the Art in Spatial Data Tools, (DocNo: 614)

(Ficheiro: "Humboldt  614-a3_2_d1-ethz-002-final")

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos