António Gabriel Albuquerque Gonçalves

Nascido a 15 de outubro de 1938, em Vera Cruz, no concelho de Aveiro. Atualmente é Tenente-General do Exército português, na situação de reformado. Concluiu o Curso Complementar dos Liceus em 1956 e ingressou na Escola do Exército, onde frequentou e concluiu o Curso da Arma de Artilharia, tendo sido promovido a Alferes em 1960.
Frequentou depois o Curso de "Comando" e teve um papel importante no levantamento deste tipo de unidades de elite na guerra. Desempenhou funções de instrução e comando de tropas no Continente e cumpriu três comissões de serviço em campanha em Angola e na Guiné (1961-68). Em 1963, foi condecorado com a Medalha da Cruz de Guerra, 4.ª classe, por feitos em combate no Teatro de Operações de Angola (1963), assim como, mais tarde, foi agraciado com a Medalha de Serviços Distintos, com palma.
Em 1969, foi colocado no Serviço Cartográfico do Exército, com o propósito de frequentar a Licenciatura em Engenharia Geográfica, curso que conclui em 1974, com o grau de "Bom com distinção", na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Foi promovido a Major em 1973, posto que tinha quando, em 1975, foi nomeado Presidente da Comissão Administrativa de Reorganização do Instituto Geográfico e Cadastral. De 1976 a 1977 foi nomeado Diretor-Geral interino do Instituto, e em 1977, passou a ter nomeação definitiva como Diretor-Geral do Instituto Geográfico e Cadastral, funções que cumpriu até o ano de 1980.
Em 1996, como Brigadeiro, foi Auditor de Defesa, concluindo o Curso de Defesa Nacional, do Instituto de Defesa Nacional. Entre outras importantes funções militares que teve depois da sua saída deste organismo civil, conta-se o de Comandante Operacional do Exército (1997).
Foi ainda Assistente da cadeira de Matemáticas gerais na Escola Superior de Belas Artes e representou o país em alguns eventos internacionais, como o ICOREM, ocorrido em Marselha (França), em 1977.