Saltar para o conteúdo principal

Carlos Manuel Mourato Nunes

Fotografia de Carlos Manuel Mourato Nunes
2010-2012
Instituto Geográfico Português
2002-2003

Nasceu em Castelo Branco no dia 12 de abril de 1946. Está habilitado com a licenciatura em Ciências Militares, da Academia Militar, o Curso de Aperfeiçoamento e Actualização para Capitães, o Curso Geral de Comando e Estado-Maior e o Curso Superior de Comando e Direcção, do Instituto de Altos Estudos Militares. Possui ainda outros Cursos e Estágios de que se destacam o Curso de Operações Especiais, o Curso de Comandos e o Curso de Engenheiro Geógrafo. Está habilitado com o Bacharelato em Matemática e a Licenciatura em Engenharia Geográfica, ambos da Faculdade de Ciências de Lisboa, para além de diversas especializações na área das ciências geográficas e das tecnologias da informação.

Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades do Exército, nomeadamente, na Escola Prática de Infantaria como Instrutor; na Academia Militar foi Instrutor e Professor; no Centro de Instrução de Comandos foi Instrutor e Comandante de Companhia; no Regimento de Comandos exerceu as funções de Comandante de Companhia, de Comandante de Batalhão e de 2.º Comandante, esta como Tenente-Coronel; no Serviço Cartográfico do Exército, desempenhou as funções de Chefe da Secção de Fotogrametria, de Chefe da Secção de Topografia, de Chefe de Brigada Topográfica, de Chefe de Divisão de Cartografia, de Director de Instrução, de Director de Projetos e Chefe do Serviço, nos postos de Major, Tenente-Coronel e Coronel.

Foi o Director do Instituto Geográfico do Exército, como Coronel e Coronel tirocinado de 1993 a 1999.

Na Guarda Nacional Republicana, como Major-General, desempenhou as funções de Chefe do Estado-Maior, desde 22 de julho de 1999 a 19 de março de 2001.

Foi o Chefe de Gabinete de Sua Excelência o General Chefe do Estado-Maior do Exército, de 20 de março de 2001 a 07 de março de 2002.

Exerceu a função de Presidente do Instituto Geográfico Português, de 8 de março de 2002 a 24 de abril de 2003, data em que foi promovido a Tenente-General e assumiu as funções de Comandante Geral da Guarda Nacional Republicana. Cumpriu esta missão até 2008, ano em que passou à Reserva. De 2008 a 2010 foi o Secretário-Geral do Secretariado para a Cooperação entre os Países de Língua Portuguesa em matéria de Segurança Pública, no âmbito do Ministério da Administração Interna.

Cumpriu três comissões de serviço, nos antigos territórios portugueses de África, na Região Militar de Angola. Na primeira comissão, por imposição, desempenhou como subalterno as funções de Adjunto do Comandante de Companhia em 1967; na segunda comissão, por escolha, foi adjunto de Comandante de Companhia e Comandante de Companhia, de 1968 a 1970; na terceira comissão, por escolha, desempenhou as funções de Comandante de Companhia, de Chefe de Gabinete de Estudos e de Director de Instrução, de 1971 a 1974.

Além de inúmeros louvores, foram-lhe concedidos os graus de Grã-Cruz, de Grande-Oficial e de Cavaleiro da Ordem Militar de Avis, além de ter sido agraciado com o grau de Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Possui ainda uma Medalha militar de Ouro de Serviços Distintos, duas Medalhas militares de Prata de Serviços Distintos, a Grã-Cruz da Medalha de Mérito Militar, além da respetiva 1ª e 2ª Classe, a Medalha militar de Ouro e de Prata de Comportamento Exemplar, seis Medalhas de Serviços Distintos de Segurança Pública (grau Ouro) e três Medalhas militares comemorativas das Campanhas de África. Foi ainda agraciado com a Cruz de Ouro ao Mérito da Arma dos Carabineiros (Itália) e a Cruz de Prata da Ordem de Mérito do Corpo da Guarda Civil (Espanha).

Foi ainda agraciado com três condecorações coletivas: Ordem Militar da Torre Espada do Valor Lealdade e Mérito, Medalha de Ouro do Valor Militar, com palma e Medalha de Ouro de Serviços Distintos.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos