Planeamento 4.0 com visualizadores mais rápidos e acessíveis
Cartografia ao serviço dos cidadãos
Encontra disponível o novo visualizador de Interfaces de Áreas Edificadas, totalmente desenvolvido com a mais recente tecnologia Open Source. Esta renovação teve como principais objetivos tornar a informação mais célere e acessível, bem como melhorar o design de forma a tornar a interface mais amigável, intuitiva e funcional para os utilizadores especializados e cidadãos.
A Direção-Geral do Território em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) produziu três produtos cartográficos, que representam as áreas edificadas e informam sobre o tipo de coberto do solo (combustível vs. não combustível) em torno das áreas edificadas:
- Carta de Áreas Edificadas 2018 - Representação das áreas edificadas, classificadas segundo o número e o tipo de edifícios que incluem (262 488 áreas).
- Carta de Interface de Áreas Edificadas Estrutural 2018 - Representação dos segmentos que integram a interface (perímetro) das áreas edificadas 2018, classificados em função da sua proximidade a coberto combustível (9 291 233 segmentos).
- Carta de Interface de Áreas Edificadas Conjuntural 2020 - Representação dos segmentos que integram a interface (perímetro) das áreas edificadas 2018, classificados em função da sua proximidade a manchas de combustível e da área de tais manchas (5 638 047 segmentos).
Estes produtos cartográficos são disponibilizados pela DGT podendo ser visualizados através do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e no Observatório do Ordenamento do Território e do Urbanismo são igualmente disponibilizados indicadores relacionados com estes produtos cartográficos.
Aceda ao novo visualizador Interfaces de Áreas Edificadas aqui.
Página atualizada em 16/05/2022