Saltar para o conteúdo principal

João Miguel Dias

Fotografia de João Miguel Dias
1920-1922
Administração-Geral dos Serviços Geodésicos, Topográficos e Cadastrais
1912-1920
Direção-Geral dos Trabalhos Geodésicos e Topográficos

Oficial do Exército, com o Curso de Engenharia Civil, pela Escola do Exército. Nasceu a 21 de fevereiro de 1856 e assentou praça   como voluntário em 1873. Acabou a sua carreira militar no posto de General, graduado, tendo falecido em 1922, em Sintra.

 Em 1893, já Tenente de Infantaria, habilitado com o Curso de Engenheiro Civil, é colocado pela primeira vez na Direção-Geral dos Trabalhos Geodésicos, Topográficos, Hidrográficos e Geológicos, tutelada pelo Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, a que fica Adido em termos administrativos. Em 1905, o agora Capitão, foi transferido de Adjunto da Repartição de Serviços Topográficos para Adjunto da Repartição dos Serviços Geodésicos.

Em 1906, voltou ao Ministério da Guerra, onde foi tomar parte nos trabalhos da Escola Prática de Infantaria, para efeitos de tirocínio para o posto imediato. Regressou à situação de Adido ao Ministério das Obras Públicas, e em 1908, foi nomeado Subchefe da Repartição Topográfica da mesma Direção Geral.

Em 1912, já Coronel, é nomeado, interinamente, Diretor-Geral dos Trabalhos Geodésicos e Topográficos e, em agosto de 1913, é nomeado de forma efetiva. Vai estar à frente dos destinos deste Organismos num período político-social muito difícil, em que os serviços topográficos vão ter um grande protagonismo no esforço de guerra, quer em França quer em Angola e Moçambique, mesmo ficando sob a tutela do Ministério do Fomento.

Em 1920, dá-se uma grande reorganização do organismo que dirigia, e assim, graças ao aumento de competências na área de Cadastro, as suas funções passam a designar-se de Administrador Geral dos Serviços Geodésicos, Topográficos e Cadastrais, e cuja tutela passou a ser garantida pelo Ministério do Comércio e Comunicações. Em 1922, é graduado em General por ter desempenhado durante cinco anos as funções daquele posto mas pouco tempo depois passa à situação de inatividade (por motivos de saúde) e ainda naquele mesmo ano passa à situação de Reserva, cessando funções.

Ainda na Monarquia foi condecorado com a Real Ordem de S. Bento de Aviz, grau de Cavaleiro e com a Medalha Militar de Bons Serviços, grau prata; Em 1919, foi-lhe concedida a Medalha Militar de Comportamento Exemplar, grau ouro.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos