Saltar para o conteúdo principal
 >> Rede de Nivelamento Geométrico de Alta Precisão

Rede de Nivelamento Geométrico de Alta Precisão

Rede de Nivelamento Geométrico de Alta Precisão

A Rede de Nivelamento Geométrico Alta Precisão (RNGAP) é a infraestrutura que constitui o sistema de altitudes rigorosas oficial para o território nacional, servindo, por isso, de apoio aos mais diversos tipos de projetos: vias de comunicação, obras de arte, planos de pormenor, construção de barragens, etc.

Materializada por mais de 4500 marcas distribuídas pelo país, a RNGAP percorre cerca de 4000 km ao longo de 29 linhas. Cada linha subdivide-se em várias seções que unem marcas principais (NP) através de marcas intermédias (rodas). As NP (imagem) são colocadas maioritariamente em locais notáveis de localidades por forma garantir a sua estabilidade e preservação. Em contrapartida, as rodas (imagem) encontram-se ao longo das vias de comunicação, sendo, por isso, extremamente vulneráveis às frequentes alterações das vias.

roda
NP

A marca fundamental da RNGAP está situada junto ao marégrafo de Cascais, assegurando desta forma a ligação da rede ao datum altimétrico.

Rede de Nivelamento Geométrico de Alta Precisão

O sistema de referência vertical oficial do Continente refere-se ao nível médio do mar em Cascais até ao último dia do ano de 1938, razão pela qual se denomina Cascais Helmert 38. Desde então várias campanhas de observações foram levadas a cabo e em 2000 foi efetuado um ajustamento global de onde resultaram as altitudes ortométricas em vigor.

A RNGAP e respetivas altitudes podem ser consultadas através do visualizador.

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos