Saltar para o conteúdo principal

SCAPEFIRE - A sustainable landSCAPE planning model for rural FIREs prevention

Estado do projeto
Em curso
Financiamento
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Prazo de execução
abril 2019 –abril 2022
Participantes

Instituto Superior de Agronomia (ISA) (coordenação), Direção-Geral doTerritório (DGT), Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCTUNL/UNL), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL/ULisboa), Federação Portuguesa das Associação de Desenvolvimento Local (MINHA TERRA), Fundación de Ecología del Fuego y Gestión de Incendios Pau Costa Alcubierre (FPC), Instituto Superior Técnico (IST/ULisboa), Município de Leiria, Município de Pampilhosa da Serra, Universidade de Évora (UE), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

Equipa

Mário Caetano, Ana Luísa Gomes, Rita Nicolau, Hugo Costa, Pedro Benevides.

Objetivo

Propor um modelo de ordenamento do espaço rural que contribua para a prevenção dos incêndios rurais, atendendo à sustentabilidade ecológica, económica e social da paisagem.

Resultados esperados
  • Para cada caso de estudo, elaborar uma proposta de ordenamento do espaço rural articulando a conservação da natureza (água, solo e biodiversidade), a agricultura familiar e comercial, a silvicultura, a pastorícia, o turismo rural e de natureza e outras actividades que contribuam para a fixação de população no espaço rural.
  • Propostas alternativas que contribuam para a transição da situação actual para a concretização do modelo de ordenamento proposto incluindo uma proposta de serviços de ecossistemas.
  • Avaliação económica dos sistemas agroflorestais e a avaliação crítica dos modos de financiamento disponíveis.
  • Análise do sistema de planeamento e das entidades de gestão em vigor, e realização de uma fundamentação da ética da intervenção proposta.
Publicações
  • Costa, H., Giraldo, A., Caetano, M., 2020
    Exploring BFAST to detect forest changes in Portugal, Proc. SPIE 11533, Image and Signal Processing for Remote Sensing XXVI, 1153308, https://doi.org/10.1117/12.2566669
  • Hernandez, I., Benevides, P., Costa, H., Caetano, M., 2020.
    Exploring Sentinel-2 for land cover and crop mapping in Portugal. ISPRS - Int. Arch. Photogramm. Remote Sens. Spatial Inf. Sci., XLIII-B3-2020, 83–89, https://doi.org/10.5194/isprs-archives-XLIII-B3-2020-83-2020

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos