1.ª Escola de Verão sobre Sistema Global de Observação Geodésica (GGOS)
Abertura de candidaturas
O Sistema Global de Observação Geodésica (GGOS) é uma iniciativa internacional liderada pela Associação Internacional de Geodesia (IAG), da qual a Direção-Geral do Território é parceira.
Ao integrar observações geodésicas globais, o GGOS permite a monitorização da forma, do campo gravitacional e da rotação da Terra. Este sistema é fundamental para o avanço da investigação científica, apoio à navegação e melhoria das capacidades de gestão de catástrofes.
No âmbito do GGOS, o GGOS IberAtlantic (GGOS IA) opera como um nó regional, concentrando-se em atividades geodésicas e infraestruturas na Península Ibérica e na região Atlântica.
A realização da 1ª Escola de Verão do GGOS IA oferece uma oportunidade educativa única focada em temas relacionados com o GGOS, na qual e durante cinco dias, os participantes participarão em sessões teóricas e práticas abordando técnicas como VLBI, GNSS, SLR, DORIS, gravimetria e medições do efeito das marés terrestres.
A formação incidirá também sobre o projeto RAEGE (Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais), que estabelece uma rede de vanguarda de observatórios geodésicos e espaciais nos Açores, Canárias e Península Ibérica. O RAEGE apoia a investigação geodésica e astronómica, ao mesmo tempo que reforça a infraestrutura geodésica global da Europa, contribuindo diretamente para os objetivos do GGOS e do GGOS IA (consulte aqui mais informação).
Além disso, o programa GGOS IA promove o trabalho em rede não só com colegas que partilham interesses académicos semelhantes, mas também com profissionais experientes, fornecendo informações valiosas sobre aplicações do mundo real e conhecimentos especializados em ciências geodésicas.
A 1st GGOS-IA vai decorrer em Yebes, Espanha. Todos os custos são suportados pelas entidades do GGOS-IA.
Consulte toda a informação sobre as candidaturas aqui.
Página atualizada em 10/03/2025