Saltar para o conteúdo principal

LANDYN - Alterações de uso e ocupação de solo em Portugal Continental: caracterização, forças motrizes e cenários futuros

Estado do projeto
Concluído
Financiamento
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CS-GEO/101836/2008).
Prazo de execução
30 meses (Início: Março de 2011)
Participantes

IGP/DGT - Instituto Geográfico Português/Direção Geral do Território, CEPESE/UP  - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, CEGI/ISEGI/UNL - Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação / Centro de Estatística e Gestão de Informação, CESUR/IST/UTL - Instituto Superior Técnico / Centro de Sistemas Urbanos e Regionais

Entidade coordenadora: IGP - Instituto Geográfico Português.

Equipa

Maria José Vale, Rui Reis, António Alves da Silva, Bruno Meneses, Marcelo Ribeiro, Paulo Patricio, Manuel Valério, Cristina Igrejas, Pedro Marrecas.

Este projecto, inovador na abordagem e na análise retrospectiva coerente das alterações de uso e ocupação do solo está em estreita relação com as atividades e missão da DGT. Integra a componente de inovação e apoio à produção de informação geográfica, e permitiu com os resultados alcançados obter a prmera análise retrospectiva da evolução do território continental português. Esta perpectiva é fundamental não apenas ao report de emissões mas a toda a construção de estratégias, traçadas em planos e programas e IGT associadas ao território continental português.

Objetivo

As alterações de uso e ocupação do solo (land use and land cover - LULC) constituem um campo de enorme relevância aos níveis global, nacional e regional, devido aos impactos que essas alterações podem causar nos sistemas ecológicos, ambientais e socioeconómicos. Portugal Continental sofreu alterações significativas de LULC nas últimas décadas. No entanto, existem apenas dois estudos que caracterizam essas alterações a nível nacional (do ponto de vista do tipo, taxa e distribuição geográfica), cobrindo um período não anterior a 1985.

Os objetivos gerais do LANDYN são: (1) fornecer uma imagem clara e fidedigna das alterações de LULC em Portugal Continental nas décadas de 1980, 1990 e 2010; (2) identificar e compreender as principais forças motrizes dessas alterações; (3) construir os principais cenários de alterações de LULC até 2040, usando um modelo espacial; e (4) usar toda esta informação para o estudo da procura de energia e das emissões e remoções de gases com efeito de estufa (GEE). O plano de investigação para o LANDYN foi concebido de acordo com estes quatro objetivos, correspondendo cada um a uma tarefa do projeto. Todo o estudo será realizado a duas escalas: Portugal Continental e regiões (NUTS 2).

Resultados esperados

Os resultados esperados do projeto são: (1) uma síntese nacional e regional do uso e ocupação do solo, e respetivas alterações, para as décadas de 1980, 1990 e 2010; (2) a identificação das forças motrizes dessas alterações de LULC; (3) um modelo espacial de alterações de LULC e correspondentes cenários futuros até 2040; (4) estimativas da procura de energia e das emissões e remoções de GEE para as décadas de 1980, 1990 e 2010, bem como cenários futuros destas variáveis até 2040. Estes resultados permitirão ter uma visão original e única sobre as alterações passadas, presentes e futuras de uso e ocupação do solo em Portugal Continental.

Globalmente, o projeto LANDYN forneceu uma extensa avaliação e análise das alterações de LULC para Portugal Continental. A informação como a metodologia de trabalho, geradas pelo projeto são de grande utilidade para diversos campos de aplicação, incluindo as alterações climáticas, bem como para organizações, decisores, investigadores e cidadãos.

Publicações

Relatórios

[R2] DGT (2013). LANDYN - Alterações de uso e ocupação do solo em Portugal Continental: caracterização, forças motrizes e cenários futuros. Relatório Anual 2012-2013. Direção-Geral do Território, Lisboa. (Download)

(Ficheiro: "Landyn R2-Relatório_Landyn_2012-2013_PT")

[R3] DGT (2013). LANDYN - Alterações de uso e ocupação do solo em Portugal Continental: caracterização, forças motrizes e cenários futuros. Relatório NUT II. Direção-Geral do Território, Lisboa. (Download)

(Ficheiro: "Landyn R3-Relatório_Landyn_NUTII_2013")

[R4] DGT (2014). LANDYN - Alterações de uso e ocupação do solo em Portugal Continental: caracterização, forças motrizes e cenários futuros. Relatório de execução da Tarefa 3, identificação das principais forças motrizes: abordagem quantitativa. Direção-Geral do Território (DGT), Lisboa. (Download)

(Ficheiro: "Landyn R4-Relatório_Landyn_Forças_Motrizes_2014")

Artigos publicados

[AcA2] Meneses, B.M.; Vale, M.J.; Reis, R. e Saraiva, R. (2013) - Metodologia para a avaliação das alterações do uso e ocupação do solo em Portugal Continental nas últimas três décadas. Cidades, Comunidades e Territórios, 27, pp. 50-60. http://cidades.dinamiacet.iscte-iul.pt/index.php/CCT/article/view/309

(Ficheiro: "Landyn AcA2-309-1312-1-PB-Cidades_Comunidades_e_Territórios")

[L1] Vale, M. J.; Reis, R. e Meneses, B. (2014) A caraterização do uso e ocupação do solo de Portugal Continental (Capítulo 1). In: Vale, M. J. (Coord.) "Uso e Ocupação do Solo em Portugal Continental: Avaliação e Cenários Futuros. Projeto LANDYN". DGT, Lisboa, pp. 15-18.

(Ficheiro: "Landyn L1-Livro_Uso_Ocupação_Solo_Cap1")

[L2] Meneses, B.; Vale, M. J.; Reis, R.; Marrecas, P. e Barreira, E.(2014) Metodologias Para a Avaliação do Uso e Ocupação do Solo em Diferentes Épocas (Capítulo 2). In: Vale, M. J. (Coord.) "Uso e Ocupação do Solo em Portugal Continental: Avaliação e Cenários Futuros. Projeto LANDYN". DGT, Lisboa, pp. 19-28.

(Ficheiro: "Landyn L2-Livro_Uso_Ocupação_Solo_Cap2")

[L3] Meneses, B.; Vale, M. J. e Reis, R. (2014) O Uso e Ocupação do Solo (Capítulo 3). In: Vale, M. J. (Coord.) "Uso e Ocupação do Solo em Portugal Continental: Avaliação e Cenários Futuros. Projeto LANDYN". DGT, Lisboa, pp. 29-62.

(Ficheiro: "Landyn L3-Livro_Uso_Ocupação_Solo_Cap3")

[L4] Ribeiro, M.; Vale, M. J. e Reis, R. (2014) Identificação das Principais Forças Motrizes: Abordagem Quantitativa (Capítulo 5). In: Vale, M. J. (Coord.) "Uso e Ocupação do Solo em Portugal Continental: Avaliação e Cenários Futuros. Projeto LANDYN". DGT, Lisboa, pp. 81-88.

(Ficheiro: "Landyn L4-Livro_Uso_Ocupação_Solo_Cap5")

 [L5] Melo, J.; Vasconcelos, M. J.; Vale, M. J. e Reis, R. (2014) Emissão e Remoção de GEE’s Associados às Alterações de Uso e Ocupação do Solo (Capítulo 6). In: Vale, M. J. (Coord.) "Uso e Ocupação do Solo em Portugal Continental: Avaliação e Cenários Futuros. Projeto LANDYN". DGT, Lisboa, pp. 89-98.

(Ficheiro: "Landyn L5-Livro_Uso_Ocupação_Solo_Cap6")

[L6] Meneses, B.M.; Saraiva, R.; Reis, R.; Vale, M.J. (2014) - A importância da avaliação das transições de uso e ocupação do solo na compreensão da evolução da paisagem. In Jacinto, R. (Cood.), "Espaços de Fronteira, Territórios de Esperança: Das Vulnerabilidades às Dinâmicas de Desenvolvimento”, Iberografias, Centro de Estudos Ibéricos, Guarda, pp. 79-92.

(Ficheiro: "Landyn L6-CEI_Guarda_2014")

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos